Maria José Freitas mantém tradição do Divino Espírito Santos há 57 anos em São João Batista

A matriarca da Família Freitas, Maria José Freitas, comemorou esta semana 57 anos de Divino Espírito Santos em São João Batista. A festa durou nove noites, nove dias e movimentou aqueles que gostam da tradição em toda a cidade e municípios vizinhos. A tradicional festa passa de mãe para filhas.

Aos 89 anos, Maria José Freitas passou, no ano passado, os trabalhos para a sua filha, Dijo Freitas, que organizou o festejo este ano e juntas comemoram mais de meio século de tradição na Baixada Maranhense. Ontem, 21 de dezembro, teve a tradicional busca do imperador, que continuou este ano na casa da senhora Gracinha, no centro da cidade.

De lá, em cortejo e com direito as caxeiras, o cortejo seguiu pelas ruas do centro e foram até o barracão da matriarca. A festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.

Embora seja marcada pelo viés religioso, com procissões, novenas e missas, a celebração do Divino Espírito Santo revela um forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular. A celebração do Divino Espírito Santo remonta à Antiguidade, quando os israelitas já cultuavam a divindade durante a Pentecostes. Está ligada à época do fim das colheitas e à distribuição de alimentos.

Premiação

Este ano, o Prêmio Freitas Câmara, honraria anual organizada pelo Fórum da Juventude, vai homenagear a senhora Maria José Freitas. A premiação é dada aos grandes incentivadores da cultura de São João Batista e juntamente com ela, serão premiados outras 29 personalidades da nossa cidade. Na categoria Promotores Culturais, ela recebe ao lado de Dona Teodora (Tambor de Crioula) e Seu Benedito (Coco Catolé do Arrebenta).

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Uma resposta para “Maria José Freitas mantém tradição do Divino Espírito Santos há 57 anos em São João Batista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.