Maria José Freitas mantém tradição do Divino Espírito Santos há 57 anos em São João Batista

A matriarca da Família Freitas, Maria José Freitas, comemorou esta semana 57 anos de Divino Espírito Santos em São João Batista. A festa durou nove noites, nove dias e movimentou aqueles que gostam da tradição em toda a cidade e municípios vizinhos. A tradicional festa passa de mãe para filhas.

Aos 89 anos, Maria José Freitas passou, no ano passado, os trabalhos para a sua filha, Dijo Freitas, que organizou o festejo este ano e juntas comemoram mais de meio século de tradição na Baixada Maranhense. Ontem, 21 de dezembro, teve a tradicional busca do imperador, que continuou este ano na casa da senhora Gracinha, no centro da cidade.

De lá, em cortejo e com direito as caxeiras, o cortejo seguiu pelas ruas do centro e foram até o barracão da matriarca. A festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.

Embora seja marcada pelo viés religioso, com procissões, novenas e missas, a celebração do Divino Espírito Santo revela um forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular. A celebração do Divino Espírito Santo remonta à Antiguidade, quando os israelitas já cultuavam a divindade durante a Pentecostes. Está ligada à época do fim das colheitas e à distribuição de alimentos.

Premiação

Este ano, o Prêmio Freitas Câmara, honraria anual organizada pelo Fórum da Juventude, vai homenagear a senhora Maria José Freitas. A premiação é dada aos grandes incentivadores da cultura de São João Batista e juntamente com ela, serão premiados outras 29 personalidades da nossa cidade. Na categoria Promotores Culturais, ela recebe ao lado de Dona Teodora (Tambor de Crioula) e Seu Benedito (Coco Catolé do Arrebenta).

Folha de SJB

Uma resposta para “Maria José Freitas mantém tradição do Divino Espírito Santos há 57 anos em São João Batista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *