Parceria do Governo do Estado e Prefeitura inicia construção dos Diques de Produção em São Vicente Ferrer

O Governo do Maranhão iniciou esta semana, no município de São Vicente Ferrer, as obras de construção dos canais projetados pelo Programa Diques da Produção. A ação tem como objetivo combater a salinização dos campos naturais inundáveis da Baixada Maranhense e implantar grandes canais que permitirão armazenar água doce, de extrema importância para o desenvolvimento de projetos nas áreas da piscicultura, agricultura e pecuária.

Em São Vicente, a construção está sendo em parceria com a Prefeitura Municipal, onde a prefeita Conceição Castro levou a demanda do povoado e está sendo construído no povoado Chega Tudo, zona rural de São Vicente Ferrer. O projeto destinado a essas quatro localidades contempla, no total, a construção 4.800 metros de canais para armazenamento de água doce, sendo 1.200 metros para cada uma das comunidades beneficiadas.

O Programa Diques da Produção contempla intervenções nos 35 municípios da Baixada Maranhense, entre eles estão também Matinha, Pinheiro, Cedral, São João Batista, Cajari, Conceição do Lago Açu, Guimarães, Monção, Alcântara, Apicum-Açu, Penalva, Bacuri, São Bento, Viana, Igarapé do Meio, São Vicente de Férrer, Cururupu, Bequimão, entre outros.

O programa trabalhará na construção de duas modalidades de retenção da água doce: canais e barragens – que poderão ser usadas para irrigação e para impedir a entrada de água salgada nos igarapés, e, com isso, proteger os mananciais de água doce das regiões e outros ecossistemas. Além da função de armazenamento de água, poderão ser utilizadas como hidrovia interligando as pequenas propriedades.

Também consta como um dos pilares do Programa Diques da Produção a oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural, para implantação de projetos de geração de renda à população das comunidades beneficiadas pela ação.

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

3 respostas para “Parceria do Governo do Estado e Prefeitura inicia construção dos Diques de Produção em São Vicente Ferrer”

  1. Esse projeto é insignificante em relação ao projeto anterior que era a construção do dique da baixada. Esse que está sendo feito vai armazenar água apenas no local onde está sendo feito e nao impede que a agua salgada continue avançando e também não a descida da água doce para o mar. O projeto do dique da baixada beneficiava toda a baixada. O que foi feito em São João Batista no Coroatá, vai beneficiar só o Coroatá e a barragem que fica no lado da escavação não serve de barragem pra ninguém, porque não liga nenhum lugar a outros.

  2. É o governo tirando do papel o projeto diques da baixada esperado a décadas pelas populações desses municipios pôr mais que em algumas cidades sejam canais de 1200mts mais já é alguma coisa, até mesmo conheço criador que queria poder construir um tanque mas não tem condição. Outra barragem tão aguardada pelas populações dessas cidades é a de são bento a maria rita(bequimão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.