Núcleo de Apoio à Saúde da Família fortalece ações nos povoados de São Vicente Ferrer

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Secretaria de Saúde de São Vicente Ferrer vem desenvolvendo grandes projetos de hábitos saudáveis no Program Saúde da Família nos povoados da cidade. O núcleo é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família.

Em São Vicente, estão sendo realizada palestras sobre alimentação saudável, atividades físicas e qualidade de vida. O projeto inicia-se através da avaliação antropométrica e perimetria da região abdominal de cada indivíduo e a partir desses dados inicia-se os grupos de convivência (terapêuticos, caminhadas, recreação e alongamentos).

De acordo com as informações, durante 3 meses esses grupos são monitorados e reavaliados para chegar ao objetivos esperados e a equipe conta com diversos profissionais como nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, grupos de enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde.

O coordenador do Nasf de São Vicente Ferrer, Edvan Fernandes, destacou a importância do projeto para prevenção de patologias e que tem como principal objetivo de ajudar na qualidade de vida da população, já que para o SUS, a prevenção de casos é mais barato para o município do que tratar doenças, como hipertensão e diabetes as quais predomina na nossa região. Vejam algumas fotos das ações.

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.