Caminhadas e palestras marcam semana contra o suicídio em Olinda Nova do Maranhão

Palestras e caminhadas marcaram a semana da Campanha de Prevenção ao Suicídio em Olinda Nova do Maranhão. As atividades foram organizadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde sob o comando do Centro de Atenção Psicossocial do município.

As atividades contou também com apoio das Secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social e Educação, além da participação de vereadores, alunos e professores de Olinda Nova. De acordo com as informações, a programação contou também com a participação do médico psiquiatra, Dr. David Sodré, que também é professor da Universidade Federal do Maranhão.

Segundo a secretária Nicinha Soares, a ação contou com a organização direta da coordenadora do Caps, Clecia Amaral, e foi parte da programação do Setembro Amarelo, mês escolhido para trabalhar a desmistificação do tema. Ainda tratado com tabu, o suicídio é visto pela sociedade de um modo geral como um  ato de covardia, de fracasso e até de fraqueza espiritual.

Entretanto a questão é mais grave do que se imagina e já é tratada mundialmente como um sério problema de saúde pública. A esperança é que, diferente do que muitos pensam, o suicídio tem prevenção. De acordo com os profissionais deram as palestras, a prevenção ao suicídio tem bons resultados desde que seja tratado de fato, como política prioritária de saúde pública e provocada por fatores ligados a saúde, questões comportamentais assim como crises sociais e econômicas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, daí a importância de trabalhar a divulgação sobre as formas de prevenir mortes por lesões autoprovocadas.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *