Secretaria de Assistência intensifica ações para população não perder benefícios em Olinda Nova do Maranhão

Prefeito Costinha e a secretária Rosenilde

Secretaria Municipal de Assistência Social intensificou as ações na zona rural de Olinda Nova do Maranhão a fim de atualizar o cadastro de vários programas para que a população não fique prejudicada. A pasta, comandada por Rosenilde Amaral, está intensificando as visitas e um dos programas fortalecidos pelos profissionais é o Benefício da Prestação Continuada (BPC), que é a porta de entrada para programas de auxílio ao idoso.

Ele garante um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. E para não perder o benefício, profissionais da pasta estão visitando todos os moradores que puderão ser atendidos pelo programa e fazendo a atualização cadastral. Segundo a secretária, uma busca ativa dos usuários da política está sendo fomentada e fortalecida em Olinda Nova.

Os profissionais estão fazendo a visita nas próprias casas dos beneficiários. Este ano, a Caixa determinou a exclusão do Cadastro Único de famílias cadastradas nas seguintes situações: Famílias com dados desatualizados que atualizaram pela última vez seus cadastros há mais de 48 meses. Essa exclusão atingiu mais de 1,2 milhão cadastros; e Famílias incluídas no processo de Averiguação Cadastral 2016, que deveriam ter atualizado seus dados conforme previsão da Instrução Operacional nº 79, de 29 de abril de 2016. Essa exclusão atingiu mais de 1,6 milhão de cadastros.

É a primeira vez que a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) exclui cadastros de famílias da Averiguação Cadastral. Trata-se de uma medida que visa a impedir que famílias com inconsistência cadastral possam ser beneficiárias de políticas sociais, já que elas não atualizaram seus cadastros após a convocação. E por isso, a intensificação das visitas em Olinda Nova, determinada pelo prefeito Costinha e pela secretária Rosenilde.

Folha de SJB

Uma resposta para “Secretaria de Assistência intensifica ações para população não perder benefícios em Olinda Nova do Maranhão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *