Estudantes de Matinha fazem turismo educativo e cultural em São Luis

Passeio entre casarões coloniais com seus sobrados, conhecer um pouco mais da história de São Luís e do Maranhão, visita a museus, biblioteca pública e ao palácio dos leões, assim foi a 11ª edição do projeto Tour Jovem Cidadão realizado nesta sexta feira (18), em que 40 jovens oriundos de escolas públicas da cidade de Matinha puderam desfrutar de um dia inteiro de turismo educativo, proporcionado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estrado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

O projeto, organizado na cidade pela Prefeitura Municipal, via Secretaria Municipal de Juventude, coordenados pessoalmente pela prefeita Linielda de Eldo e pela secretária Vivi Gonçalves, visa levar conhecimento aos jovens por meio de visitas guiadas a casa de culturas, museus, biblioteca pública, palácio do leões, encerrando no espigão costeiro, onde jovens puderam apreciar um belo pôr do sol.

A estudante Gabriele Azevedo, de 16 anos, do município de Matinha, parabenizou a secretaria e o governador pela iniciativa de construir um projeto que dá a oportunidade para os jovens conhecerem o passado do estado, podendo, com isso, ter esperança de um futuro com mais oportunidades para todos. “Fiquei muito feliz em participar do tour pois com isso pude associar os conhecimentos que já tinha com os novos adquirido durante o tour.”  Nesta 11ª edição os jovens matinhenses tiveram a oportunidade de serem recepcionado pelo governador Flavio Dino, onde falaram de suas expectativas e da emoção em estarem presentes em São Luís participando deste dia de enriquecimento intelectual e cultural.

A secretária de juventude do município de Matinha, Vivi Gonçalves, destaca que o dia de hoje foi muito proveitoso, pois o projeto deu oportunidade para os jovens que residem no interior do estado de conhecer a capital, que é um patrimônio de todos os maranhense. “Só temos a agradecer a oportunidade que nos foi dada, pois os nosso jovens estão muito felizes por participar deste dia inteiro de atividade e também pela oportunidade de serem recepcionados pelo governador Flávio Dino e também a prefeitura de Matinha que não mediu esforços para que os jovens pudessem estar aqui hoje”, disse.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, reafirma o caráter educativo do Tour Jovem Cidadão. Para Tatiana, o tour proporciona a juventude o acesso aos bens culturais pois mostra aos jovens que eles são atores importantes de construção de nossa sociedade, pois eles voltam aos seus municípios com a tarefa de compartilhar o conhecimento adquiridos, e isso só é possível em virtude de todo envolvimento da equipe da Seejuv que se entrega ao projeto, e também do reconhecimento da sociedade de modo geral e da parceria com os gestores municias de juventude. “Cada jovem leva na sua bagagem mais conhecimento e descobertas da identidade e o sentimento de pertencimento que os levam a compartilhar os conhecimentos adquiridos durante as visitas”, disse.

Folha de SJB

Uma resposta para “Estudantes de Matinha fazem turismo educativo e cultural em São Luis”

  1. Excelente projeto e que seja extensivo a outros municípios. Estão de parabéns todas as pessoas envolvidas nesta troca de conhecimentos. Temos que valorizar o nosso estado e valorizar sua beleza !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *