Mulheres recebem atendimentos do ‘Ônibus Lilás’ em povoados de Cajapió

A prefeitura municipal de Cajapió através Coordenadoria da Mulher recebeu ontem (24) a Unidade Móvel de Atendimento as Mulheres do Governo do Estado, o “Ônibus Lilás”. O ônibus lilás, que chama a atenção de todos por onde passa, é uma das ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e visa levar os serviços para mulheres da zona rural e em localidades onde o acesso a esses serviços é mais difícil. Na cidade, ele esteve no povoado pedreiras e amanha no Posto Seleção.

Dentre os serviços oferecidos estavam Palestras Formativas, sobre as temáticas de Enfretamento a Violência contra as Mulheres (com a Ouvidora Estadual da Mulher e a Psicóloga do CRAS de Cajapio); Preventivo, onde atendemos 52 mulheres; Vacinação; Testes Rápidos (HIV, Hepatites e Sífilis), onde atendemos 20 mulheres; Aferição de Pressão Arterial, onde foram atendidas 10 mulheres.

Ainda segundo as informações, o serviço contou com Cadastramento e Orientações sobre o Bolsa Família, BPC e cadastramento para emissão da Carteira do Idoso; Orientação e cadastro da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF); Orientações sobre Agricultura Familiar e Informações sobre Cursos (Sec. Municipal de Agricultura.

“Muitas vezes a mulher não tem coragem de comentar com ninguém o que ela passa. Dentro deste programa, ela é incentivada a contar seus problemas e buscar auxílio”, disse a vice Prefeita Ana Silvia Tavares, que participou e parabenizou a iniciativa.

“Vamos aproveitar todos os espaços do ônibus para auxiliar as mulheres do município. Durante os três dias, teremos rodas de conversa sobre questões de gênero e violência contra a mulher,além dos atendimentos na área da Saúde, agricultura e Assistência, falou a coordenadora da Mulher, Rosa Maria Santos Filha. Mais de 80 mulheres estiveram em atendimento apenas no primeiro dia.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *