Com a entrega da segunda lancha de transporte escolar à região da Baixada Maranhense, neste sábado (20), no município de Penalva, o governo do estado beneficiará estudantes de 28 comunidades ribeirinhas da região com transporte digno e seguro. A lancha escolar entregue ao município de Penalva tem capacidade para transportar 33 pessoas a cada viagem e equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação.
O transporte foi doado para a Prefeitura Municipal de Cajari, que será a responsável pela manutenção da embarcação, que atenderá estudantes das redes municipal e estadual do município, que residem em comunidades ribeirinhas. “É uma honra estar aqui participando de mais uma ação do programa Escola Digna. Esse transporte é importante para poder dar aos pais uma tranquilidade de saber que seus filhos irão para a escola e retornarão em segurança para casa. Além disso tudo, o governo tem investido em outras áreas e pensando sempre em somar forças, como acontece hoje em Penalva, na parceria com os municípios”, ressaltou Marcelo Tavares.
Participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, que fez a doação juntamente com o secretário adjunto da Seduc, Williandckson Azevedo, representando o secretário de Educação, Felipe Camarão; o prefeito de Penalva, Ronildo Campos; autoridades locais e da região. “A lancha chega em um momento oportuno, o município tem uma demanda grande. Esse tipo transporte era alugado pelo município, o que comprometia a receita. Essa entrega de hoje demonstra a sensibilidade do governo do estado que, em parceria com a prefeitura oferecerá um transporte adequado e com segurança para uma região importante. Estou muito feliz porque com certeza a educação vai avançar muito”, destacou o prefeito Ronildo Campos.
No mês de março o governo entregou ao município de Cajari, também na baixada, a primeira lancha escolar na região, que possui geografia com muitos rios, lagos e campos inundáveis, que dificultam o transporte escolar por terra. O Governo adquiriu duas lanchas (Cajari e Penalva) com investimento de R$ 520 mil em recursos próprios (Tesouro Estadual), por meio de adesão a Ata de preços do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvido da Educação (FNDE).
Folha de SJB
Agora o *GOVERNADOR* acertou deviria doar lanchas pra todos os municípios e povoados da baixada,não temos mais *ESTRADAS* deveria investi no transporte Aquático