Comissão da Câmara Federal vai vistoriar situação dos índios Gamela, entre Viana e Matinha

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos iniciam na próxima quinta-feira, 11, diligências nos município de Viana e Matinha, no Maranhão. Foi nesta localidade onde, no último dia 30 de abril, índios da etnia Gamela entraram em confronto com agricultores da região.

A visita das autoridades atende requerimento apresentado pela deputada maranhense Eliziane Gama (PPS). A parlamentar também participará das visitas, que incluem uma reunião com o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB).

“Não é exagero afirmar que o descaso com os povos indígenas está resultando no aumento dos conflitos agrários, como o de Viana, na qual a regularização fundiária do território do povo Gamela ficou apenas na primeira fase e parou”, acrescentaram os deputados do PPS na Câmara Federal.

No requerimento apresentado pela deputada do PPS e pelo líder do seu partido, deputado Arnaldo Jordy (PA), eles pediram que o colegiado “verificasse in loco fatos que levaram ao covarde ataque conta o povo Gamela”. No documento, Eliziane e Jordy manifestaram preocupação com a violência no campo envolvendo indígenas e produtores.

Folha de SJB

Uma resposta para “Comissão da Câmara Federal vai vistoriar situação dos índios Gamela, entre Viana e Matinha”

  1. Independente da situação dos índios, queria comentar é sobre a notícia de que a prefeitura de Matinha comprou 120 mil reais em livros, de uma empresa que funciona em restaurante da cidade.
    Se for verdade, é melhor pedir desculpas e entregar as terras de volta aos índios para serem administradas com mais dignidade. A notícia foi mostrada no blog abaixo:
    http://vandovalrodrigues.com/matinha-compra-r-120-mil-em-livros-de-empresa-que-funciona-em-restaurante/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *