Fotos comprovam que índio teve mãos decepadas durante o ataque ao povo Gamela, vejam

Fotos chegadas ao blog confirmam que pelo menos um índio teve mãos decepadas durante o ataque ao povo Gamela, no último domingo. No último domingo, 30, pistoleiros atacaram o povoado de Bahias, em Viana (MA), a golpes de facão e pauladas. Um índio teve a mão decepada.

Os indígenas decidiram se retirar de uma área tradicional retomada, antevendo a violência iminente, e enquanto saíam sofreram uma investida de dezenas de homens armados de facões, paus e armas de fogo. Pouco puderam fazer em defesa própria a não ser correr para a mata.

Mesmo com manifestação de diversos órgãos e do Governo do Estado, a mídia não divulgou nenhuma foto com índios que tiveram mãos decepadas. Mas hoje o blog teve acesso a duas fotos que confirmam a veracidade da informação. Em sua página de relacionamento pessoal, o bispo de Viana divulgou as mesmas fotos e se manifestou.

“Caríssimos do face sobre se indígena teve mão decepada ou não, só porque uma pequena parte do couro ficou ligando a mão ao antebraço? Tirem suas conclusões”, escreveu Dom Sebastião Lima, bispo da Diocese de Viana, que acompanha o caso. O blog resolveu divulgar as fotos devido a constantemente ter informações de que não teve índios assim. Vejam as fotos…

Em tempo

Em conversa por telefone com o padre Inaldo Gamela, Kum’tum, que confirmou a veracidade da informação e que se trata realmente de um dos indígenas envolvidos no ataque de domingo passado.

Folha de SJB

36 respostas para “Fotos comprovam que índio teve mãos decepadas durante o ataque ao povo Gamela, vejam”

  1. Isso e abirsudo quer fez com os indigena Gamela cade justica desse Estado.

    Funai MPF quer esta fazendo para ajuda os indigena, para nao acontece mais pior nessa regiao, essa mostro quer fez isso tem de pagar por tudo.

      1. OS INDIOS ESTÃO TENTANDO MANTER AS TERRAS NA QUAL JA ESTAVAM ANTES MESMO DE QUEM QUER QUE SEJA SE HOJE A GUERRAS A CULPA É DOS INVASORES E DIRIGENTES OS VERDADEIROS
        DONOS SÃO OS INDIOS

        1. Isso realmente é um absurdo, concordo. No entanto vc está errada, pois esta terra não é de nenhum povo indígena, eles a perderam a muito tempo, e fizeram a façanha de serem enganados por portugueses, essa terra é da República federativa do Brasil, e como todos os brasileiros eles também tem que se adequarem​a constituição e não a um código absurdo como o da FUNAI. Os deveres e os direitos são para TODOS os brasileiros, e se eles não se sentem brasileiros, podem ir em paz, e sejam felizes bem longe de nossas fronteiras.

          1. A funai existe porque a propria constituição que você citou permite. Mas dai fiquei com uma dúvida…A casa onde voce mora é terra sua ou da República Federativa do Brasil? Estudar Direito Constitucional é bom viu!

          1. Engraçado que quando os portuga tomaram as terras deles, não importa quando, ninguém pensou em qualquer direito ou dever. Quem tem que sumir das nossas fronteiras são os ruralistas que matam pessoas, envenenam as plantações, desmatam, vendem carne podre, promovem trabalho escravo, etc. Se “os deveres e os direitos são para TODOS os brasileiros” eles teriam que ser processados e ir a julgamento e não serem mutilados e mortos. Afinal não há pena de morte instituída e ninguém tem o direito de assassinar ninguém. Que absurdo e desumano o seu comentário!

  2. Triste essa episódio! Cadê a justiça? Aliás só tem justiça a favor dos grandes. Lamentável isso.

  3. Infelizmente, sofrem a agressão e ainda são considerados marginais por muitos. A maior tristeza é saber que esses bárbaros ainda têm o apoio de uma grande parte da população..

  4. Mas esse homem da foto parece estar MORTO…Onde ele está internado, que nem o governo não sabe?

  5. Absurdo todo esse conflito. Não se pode admitir violência de nenhuma das partes. Mas o que aconteceu nada mais foi de que uma reação às sucessiva invasões ou formas de ocupação de terras de pequenos lavradores moradores no povoado Bahias, Viana, por parte de “supostos” índios Gamela. Senhor blogueiro, pistoleiros não usam como armas pedações de paus, pedras, facões, espingardas. Pistoleiros usam armas tipo: 765, Pistolas ponto 40, Rifles, etc. Ali o que houve foi uma reação de moradores e vizinhos da senhora que estava tendo sua casa invadida. E sempre bom lembrar que os que tem hoje a posse das terras reivindicadas pelos “ditos” índios gamelas, são igualmente pobres lavradores e pescadores, são portanto parte de minorias. Quer ser imparcial ou estar a serviço da justiça, vá até o local do conflito e veja com seus próprios olhos o que estou narrando aqui. É inegável que exista um conflito social, mas não se pode de forma tendenciosa e direcionada pelos apaixonados de causas sociais, massacrar uma outra minoria, indefesa e desvalida.

  6. ÍNDIO NÃO SERVE PRA NADA AH SÓ PARA PLANTAR MACONHA, ACORDA BRASIL TERRA É PRA QUEM PRODUZ ÍNDIO NÃO SERVE PRA NADA A NÃO SER PRA PLANTAR MACONHA RESERVA TERRA DO SOL TIRARAM AS FAMÍLIAS QUE PRODUZIAM LEITE CARNE ARROZ POR SINAL UM DOS MAIORES PRODUTORES DE ARROZ DE RORAIMA ERA ESSE PEDAÇO DE TERRA. DERAM PRA ÍNDIO ACREDITEM PARA PLANTAR MACONHA ACORDA BRASIL AGRO SUSTENTA ESTE PAÍS

    1. QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AQUI, OS ÍNDIOS JÁ ESTAVAM AQUI ! ELES SÃO OS VERDADEIROS DONOS DA TERRA! SE ALGUMAS TRIBOS ESTÃO PLANTANDO MACONHA E DESMATANDO RESERVAS PROTEGIDAS,A CULPA NÃO É DELES ! É CULPA DOS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS QUE INVADIRAM AS RESERVAS INDÍGENAS , AMPARADOS PELA OMISSÃO DE UM GOVERNO QUE NÃO TEM UMA POLÍTICA INDIGENISTA QUE OS PROTEJAM CONTRA A GANÂNCIA DOS PODEROSOS QUE SE JULGAM DONOS DO PAÍS !

    2. Você deve ser ignorante, perverso, sem alma sem Deus, aonde está seu senso de justiça? O que pensa da vida? Os índios são donos das terras quando o infeliz do português chegou já sabia o que encontrar, escravizou, matou, violentos com os nativos.So que agora a Justiça mesmo atroz com tempo vai mudar essa segregação, discriminação e desumanidade praticada a séculos com todos não somente brasileiro e sim demais.
      A sociedade civilizadado planeta tem saber o que ocorre com a população indígena na indigencia e terras a ambição do homem poderoso moderno.

  7. Da pra concorda que,ainda tem monstros,fazendo coisa ruins as pessoas…se a terra valesse a vida td bem,mas a vida mais que as terras… fica meu repudio a eses malvados e desumanos…

  8. NAO DA PARA ENTENDER A INFORMAÇÃO. UMA HORA SE DIZ QUE OS INDIOS FORAM ATACADOS POR PIDTOLEIROS NA SEQUENCIA DA MATÉRIA SE DIZ WUE OS INDIOS FORAM ATACADOS POR HOMENS ARMADOS COM PAUS E FACOES. QUE SAMBA DO CRIOULO É ISDO?’

  9. Essa foto não é do ataque aos gamela no Maranhão!
    Não é de ataque a indígena. Pegaram uma foto de violência antiga para chocar ainda mais. Como se precisasse? Reproduzir é entrar nesse círculo de gente doente… Que espalha mentiras e existe em todos os lados

  10. LATIFUNDIÁRIOS ESTÃO PLANTANDO MACONHA? QUEM CONHECE ÍNDIO SABE MUITO BEM QUEM SÃO DE GRAJAU PRA BARRA DO CORDA TEM MUITO SE VC NÃO PÁRA PRA DA DINHEIRO A ELES JOGAM PEDRAS NO CARRO AMEAÇAM VOLTO A REPETIR ÍNDIO SO SERVE PRA PLANTAR MACONHA . DA TRABALHO PRO PAÍS

  11. Até o século XIX, um grupo de índios da tribo Maracú agia na região de Viana e já entrava em conflito com fazendeiros por causa do furto de gado.

  12. Não vou entrar no debate a respeito do índio, só quero que me tire uma duvida que surgiu ao ver a matéria, porque o titular do blog fez questão de colocar sua marca em cima da foto que ilustra a matéria? seria porque o blog não compartilha suas matérias ou porque o blog e soberbo ao ponto de querer que um “furo de reportagem” como esse não seja republicado em demais blogs?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *