Depois de muita pressão da bancada federal e da Federação dos Municípios do Estado do Estado Maranhão (Famem), o governo federal aceitou parcelar a dívida do Fundeb, do que foi adiantado em dezembro do ano passado. A Medida provisória que determinava o desconto de uma só vez na próxima transferência do Fundeb foi publicado dia 20 de abril.
O deputado Rubens Pereira Júnior, líder da bancada maranhense, comemorou a vitória. “O governo aceitou parcelar a dívida. Foi uma importante vitória da união da bancada maranhense, em diálogo com o governo do Estado e a Famem”, afirmou.
Rubens também destacou os apoios do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy. Até quinta-feira (27) será editada uma Medida Provisória para a devolução parcelada.
Com a diluição da dívida, o impacto nas prefeituras será menor, não comprometendo os compromissos das gestões, principalmente a folha de pagamento. Se não fosse parcelado, cidades como São João Batista, Matinha e São Vicente teriam um corte de mais de meio milhão de reais só este mês.
Folha de SJB
Vão tirar esse dinheiro da educação?
Agora mesmo que a secretária de educação de Matinha vai mostrar um trabalho ruim. Ela parece que não ter a competência pra estar no cargo. A dúvida que tenho é se a secretária de educação é ruim ou se está sendo boicotado como fizeram com Valdemir no governo de Beto.