14 anos da rádio Beira Campo e 104 anos do nascimento de Chiquitinho Figueiredo

Em 2003, no dia 22 de março, o som da Rádio Beira Campo FM ecoava pela primeira vez pelos lares de São João Batista e municípios vizinhos. A nossa primeira emissora de rádio estava no ar. Uma data especial marcante, pois o dia 22 de março, representa o nascimento do filho mais ilustre da história desta terra, Francisco Ferreira Figueiredo o Chiquitinho querido e amado por seus conterrâneos e respeitado pelos seus adversários politicos, graças a uma vida limpa com mais de 50 anos ininterruptos dedicados à vida pública.

Uma trajetória marcada pela dedicação à sua gente como prefeito por 3 mandatos e quase 5 legislaturas como Deputado Estadual. Chiquitinho se comunicava com os amigos, eleitores e correligionários, utilizando as ondas da Rádios Difusora e Educadora. Jamais foi acusado de malversação do dinheiro público, um exemplo, que infelizmente deixou de ser seguido pelos seus sucessores na politica. O empresário Luiz Figueiredo, é o grande responsável pela implantação da RÁDIO BEIRA CAMPO, uma emissora com fins exclusivos de prestação de serviços à comunidade joanina. Com uma vida dedicada na defesa  dos interesses de São João Batista  desde a sua juventude, vereador eleito aos 20 anos e Prefeito aos 22 anos, na época considerado o mais jovem prefeito do Brasil.

Ele sempre soube das necessidades do município, como a sua integração através da construção de estradas e barragens, exemplos marcantes que estão aí, como a construção da Campina/Santana e o aterro da Raposa há quase 50 anos interligando vários povoados. Como grande parte da população de São João Batista  se moveu por décadas entre o seu município e São Luis, na busca de melhores condições de vida, e nesse período utilizava o rádio como grande meio de comunicação e integração das famílias e dos pequenos negócios.

Na história do rádio, São João Batista é município brasileiro, em 30 anos no mínimo, recordista na utilização de mensagens em todos os níveis, como a sua principal fonte de comunicação, numa época sem telefone e outros meios. Baseado e fundamentado nessas caracteristicas, Luiz Figueiredo não mediu esforços para a liberação da RÁDIO BEIRA CAMPO, inaugurada há 14 anos para o orgulho do seu povo, tão radiofônico que é, e que viu a sua terra revelar grandes profissionais com projeção em importantes emissoras do Maranhão e do Brasil.

Filhos durante homenagens que marcou o centenário de Chiquitinho

Nesta data especial a RÁDIO BEIRA CAMPO  precisa contar com o apoio de seus empresários e do poder público na difusão de suas mensagens, para se auto sustentar e continuar sendo uma rádio imparcial, informativa e comunitária como determina o  objetivo da sua concessão. Joaninos vamos todos cantar os merecidos parabéns à RÁDIO BEIRA CAMPO, com as nossas vozes unidas pelo bem estar e desenvolvimento de São João Batista e de toda a Baixada.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *