Prefeito e secretária fecham parceria para levar cursos da UFMA aos professores de São João Batista

O prefeito João Dominici e a secretária de educação, professora Ana Lúcia Moreno, participaram nesta sexta-feira, dia 10, participaram de um encontro na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e fecharam uma parceria para levar os cursos da faculdade aos professores de São João Batista. Durante o evento, eles conheceram o planejamento e metas dos programas em educação focados na formação de professores que a UFMA oferece. Estiveram presentes a reitora da universidade, Nair Portela; a professora Conceição Moura; a presidente da UNDIME, Maria Gorethi e a representante da Seduc, Aléia Pires.

Aninha e o prefeito João Dominici ao lado da reitora Nair Portela

O prefeito e a secretária conheceram o Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), que busca formar professores da educação básica atuantes na rede de ensino público nos municípios. Segundo informou a secretária, a parceria foi firmada e cursos presenciais serão oferecidos aos professores que ainda não tem curso superior em nossa cidade. Ana Lúcia Moreno explicou que foi uma parceria firmada entre as cidades de Matinha, Penalva e São João Batista e os cursos serão presenciais.

Um sorteio definirá qual cidade sediará a realização das aulas e ainda este mês terá uma reunião entre os secretários das três cidades para definir os cursos que a universidade disponibilizará. Ainda segundo as informações, a UFMA disponibilizará aos professores do Ensino Fundamental uma capacitação mensal durante todo o ano. A secretária, em sua página de relacionamento pessoal na internet, disse está muito confiante na parceria e nos avanços educacionais que a cidade de São João Batista terá. “Em busca de melhores dias para os nossos professores, aguardem que novidades boas estão chegando para os nossos docentes”, disse a titular da Semed, que aproveitou para destacar a responsabilidade do prefeito João Dominici com a educação e profissionalização dos professores joaninos.

Para o coordenador geral da educação, Marcondes Serra, o ano de 2017 será melhor para a educação do nosso município. “Nossa coordenação de Saúde na Escola está sendo restruturada e profissionais habilitadas desenvolverão relevantes atividades, em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, bem como a coordenação educação inclusiva, para atendimento de nossos alunos carentes de acompanhamento psicopedagogo – assistências que nossa educação apresentava uma considerável demanda reprimida, ao longo dos anos passados. A diferença, faremos com trabalho”, disse o professor Marcondes.

Folha de SJB

3 respostas para “Prefeito e secretária fecham parceria para levar cursos da UFMA aos professores de São João Batista”

    1. Em resposta ao Ludovicense says , afirmo que na Gestão de Surama foi feito o Convênio com assinatura da Gestora na época a Surama e o Reitor Natalino Salgado, não aconteceu pq não foi pago o vestibular.Amarildo assumiu o Secretário de Educação foi na UFMA ,foi informado o que deveria fazer para de fato acontecer , pediu um tempo para ver se de fato seria necessário no momento.Por isso não venha dizer que tentaram ….

  1. Parabéns pela iniciativa. Digna de todos os aplausos. No passado também acreditamos ter feito muito quando, pela primeira vez conveniamos com a UEMA/PROCAD (90 vagas) e depois com a UFMA/PROEB (20 vagas). Num passado recente ainda orientamos para esta necessidade, porém, os olhos cegaram, os ouvidos ensurdeceram e as bocas se calaram. Nada fora feito. Agora é hora de investir maciçamente na qualidade da nossa educação e o passo primeiro deve ser pela capacitação e habilitação de nossos verdadeiros professores. O ajuste no quadro que se faz necessário, com o expurgo daqueles que se locupletaram de conveniências políticas recentes e de outrora, fará com que no futuro tenhamos uma quadro justo de bem formados docentes municipais, inclusive com melhorias salariais. Parabéns ao Prefeito João Dominice e à Equipe Gestora da SEMED de Sao João Batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *