Secretários de educação de Matinha e Olinda conhecem programas de formação de professores da UFMA

Os secretários de educação das cidades de Olinda Nova do Maranhão, Raimundo Filho; e da cidade de Matinha, Zilda Cantanhede; conheceram ontem o planejamento e metas dos programas em educação focados na formação de professores que a UFMA oferece. Estiveram presentes a reitora da universidade, Nair Portela; a professora Conceição Moura; a presidente da UNDIME, Maria Gorethi e a representante da Seduc, Aléia Pires.

No momento, foram apresentados dois projetos principais trabalhados pela universidade: o Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), que busca formar professores da educação básica atuantes na rede de ensino público nos municípios; e o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), que é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas de Ensino Superior e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, em que são ofertados cursos de capacitação em uma segunda formação para professores que já ministram disciplinas, mesmo sem uma graduação na área.

A reitora Nair Portela enfatizou que o momento foi importante para aproximar relações entre as entidades de ensino, em prol de melhorias no desenvolvimento da educação. “Sem educação não há desenvolvimento, e os principais agentes da educação são os professores. Por isso é de grande relevância pensar e agir pela capacitação desses profissionais”, afirmou. Ao todo, já são 4.700 professores formados pelos dois programas na UFMA. “Uma estimativa inicial que temos para hoje é de atingir mais trinta municípios, além dos que já aderem aos programas. Vamos tirar dúvidas e esclarecer as ações em todos os municípios interessados”, apontou a assessora de Interiorização, Raimunda Ramos Marinho.

A ideia, segundo os secretários, é conhecer os programas da Universidade Federal do Maranhão e analisar a possibilidade de implantação dos cursos nas cidades de Matinha e Olinda Nova do Maranhão. Inclusive, em outras ocasiões, os prefeitos destas cidades já tiveram reunidos com a coordenação dos programas para viabilizar os projetos.

Folha de SJB

5 respostas para “Secretários de educação de Matinha e Olinda conhecem programas de formação de professores da UFMA”

  1. Se Valdemir tivesse a frente da secretaria de educação, tava melhor que essa aí. Nosso movimento vai pegar corpo. Valdemir 2020 para moralizar Matinha.

  2. A prefeito claro. Tá pensando que Florismar ou Zilda serão candidatos melhores que Valdemir? Claro que não. Ele será o melhor prefeito dessa cidade e terá os secretários mais capacitados que esses aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *