Portais da Transparência de São Vicente, Cajapió e São João Batista continuam irregulares

Subiu de 33 para 89 o número de municípios maranhenses em situação regular em relação aos portais da transparência. O aumento de 170% em relação à avaliação de dezembro passado foi recebido com otimismo, considerando o tempo relativamente curto entre as duas avaliações. São quatro avaliações trimestrais ao ano.

Mesmo assim, as prefeituras de São Vicente Ferrer, Cajapió e São João Batista continuam com seus portais de transparências irregulares. Em São Vicente, a ex-prefeita Maria Raimunda nunca atualizou o site e agora, através de sua assessoria, terá que colocar pra funcionar. Já em Cajapió, o ex-prefeito Nonato Silva nunca atualizou o site, segundo apontou o estudo do Tribunal de Contas do Estado.

O TCE divulgou que a cidade, assim como São João Batista e São Vicente, está impossibilitada de conveniar por que o Portal da Transparência nunca alimentado. O prefeito Dr. Marcone informou que estará viabilizando a atualização ainda este mês. Em São João Batista, o TCE obrigou o ex-prefeito Amarildo Pinheiro a criar o site, mas assim como os demais, deixou de atualizar.

Quando Junior de Fabrício assumiu, ele mudou a cara do site, mas também não atualizou as informações. O site ainda continua com a bandeira da cidade de Alto Alegre do Pindaré e o novo prefeito, João Dominici, terá que atualizar. Para o secretário de Controle Externo, Bruno Almeida, os números positivos de algumas cidades, como Olinda Nova do Maranhão e Matinha, que estão com seus sites em funcionamento, são o resultado da atuação pedagógica do TCE, que tem orientado os prefeitos municipais sobre a implantação e alimentação correta dos portais e como isso é benéfico, inclusive, para uma boa avaliação da gestão pública por parte da população.

“Houve um aumento expressivo da procura por essas orientações, e os resultados demonstram que o controle externo está certo em apostar na dimensão pedagógica de sua atuação”, avalia. Segundo Bruno Almeida, a expectativa é de que os números positivos continuem crescendo nas próximas avaliações. Veja a lista completa do TCE aqui

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *