Secretaria de Educação inicia conversas para implantar cursos da UFMA em São João Batista

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou ontem, 20 de janeiro, as conversas para implantar os cursos da Universidade Federal do Maranhão em São João Batista. O encontro foi realizado aqui mesmo na cidade, na nova sede da secretaria, e teve a participação da secretária Ana Lúcia Moreno e do coordenador geral da educação, Marcondes Serra Ribeiro. Representando a universidade, estavam a professora Raimunda Ramos Marinho, coordenadora de Interiorização, e Tânia Maria Ribeiro Amorim, coordenadora Financeira dos Cursos da UFMA.

Professores se reuniram para fechar parcerias com a UFMA

Segundo informou a secretária, a visita foi para cumprir o agendamento de uma visita à SEMED, ofertando ao nosso município um convênio para a graduação dos professores ligados à Rede Municipal de Educação. A ideia, segundo conversa entre as organizações, é trazer para São João Batista cursos como Letras com Habilitação em Inglês,  Matemática e Educação Física inicialmente, que seriam implantados do Plano Nacional de Formação de Professores e do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (Proeb). A secretária Ana Lúcia Moreno informou que a proposta será analisada e já foi encaminhada ao prefeito João Dominici, mas anunciou que as negociações já estão aceleradas e que o Governo Municipal tem sim se disponibilizado a melhorar os índices de educação da nossa cidade.

A proposta já tinha sido discutido em gestões passadas e agora, por ações do professor Marcondes Serra junto à coordenação da UFMA espera-se que o governo municipal sensibilize-se com a situação de carência de muitos docentes efetivos e possivelmente contratados para prestação de serviços pedagógicos a nosso alunado. Os recursos que garantem a manutenção do convênio provém do FUNDEB e tem amparo legal, visto que se direciona à formação dos professores e virá suprir uma demanda que se encontra reprimida em função da ausência de investimentos na área.

Uma próxima reunião, a ser realizada no dia 10 de fevereiro, está marcada e deve acontecer entre a universidade e o prefeito João Dominici, para fechar os acordos do projeto. A parceira a ser firmada é conjunta. Os recursos necessários ao funcionamento dos programas são captados pela UFMA e pela Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

6 respostas para “Secretaria de Educação inicia conversas para implantar cursos da UFMA em São João Batista”

  1. Janeiro de 2011 Cleana também fez isso

    Janeiro de 2012 Aguiar também fez isso

    Janeiro de 2017 Aninha também…

    Resumindo, é só mídia…

  2. É um sonho esses cursos aqui em São João Batista. João não irá aceitar, ou melhor Eduardo. Ele está dispensando até quem sempre lutou com ele…

  3. kkkkkkkkkkk…. calma não é bem assim. A questão é que precisa ser feito um verdadeiro levantamento de quem é quem no quadro de docentes da Semed. Quem ensina o quê. Ver de de fato onde reside a carência de professores com habilitação em quê. O convenio é bom…, mas calma Marcondes.

  4. Não vejo muita possibilidade pra que isso de fato ocorra.Estão fazendo a famosa mídia,pra acostumar o povo.Depois,ha, é que começa o circo.Eles só estão preparando o picadeiro, para a palhaçada começar. Vamos rezar pra que a educação de São João Batista melhore, mas não se pode esperar muito de pessoas que só falam demais.Prática que é bom, NADA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *