A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou ontem, 20 de janeiro, as conversas para implantar os cursos da Universidade Federal do Maranhão em São João Batista. O encontro foi realizado aqui mesmo na cidade, na nova sede da secretaria, e teve a participação da secretária Ana Lúcia Moreno e do coordenador geral da educação, Marcondes Serra Ribeiro. Representando a universidade, estavam a professora Raimunda Ramos Marinho, coordenadora de Interiorização, e Tânia Maria Ribeiro Amorim, coordenadora Financeira dos Cursos da UFMA.
Segundo informou a secretária, a visita foi para cumprir o agendamento de uma visita à SEMED, ofertando ao nosso município um convênio para a graduação dos professores ligados à Rede Municipal de Educação. A ideia, segundo conversa entre as organizações, é trazer para São João Batista cursos como Letras com Habilitação em Inglês, Matemática e Educação Física inicialmente, que seriam implantados do Plano Nacional de Formação de Professores e do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (Proeb). A secretária Ana Lúcia Moreno informou que a proposta será analisada e já foi encaminhada ao prefeito João Dominici, mas anunciou que as negociações já estão aceleradas e que o Governo Municipal tem sim se disponibilizado a melhorar os índices de educação da nossa cidade.
A proposta já tinha sido discutido em gestões passadas e agora, por ações do professor Marcondes Serra junto à coordenação da UFMA espera-se que o governo municipal sensibilize-se com a situação de carência de muitos docentes efetivos e possivelmente contratados para prestação de serviços pedagógicos a nosso alunado. Os recursos que garantem a manutenção do convênio provém do FUNDEB e tem amparo legal, visto que se direciona à formação dos professores e virá suprir uma demanda que se encontra reprimida em função da ausência de investimentos na área.
Uma próxima reunião, a ser realizada no dia 10 de fevereiro, está marcada e deve acontecer entre a universidade e o prefeito João Dominici, para fechar os acordos do projeto. A parceira a ser firmada é conjunta. Os recursos necessários ao funcionamento dos programas são captados pela UFMA e pela Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Folha de SJB
Janeiro de 2011 Cleana também fez isso
Janeiro de 2012 Aguiar também fez isso
Janeiro de 2017 Aninha também…
Resumindo, é só mídia…
essa foi boa! !
É um sonho esses cursos aqui em São João Batista. João não irá aceitar, ou melhor Eduardo. Ele está dispensando até quem sempre lutou com ele…
kkkkkkkkkkk…. calma não é bem assim. A questão é que precisa ser feito um verdadeiro levantamento de quem é quem no quadro de docentes da Semed. Quem ensina o quê. Ver de de fato onde reside a carência de professores com habilitação em quê. O convenio é bom…, mas calma Marcondes.
Não vejo muita possibilidade pra que isso de fato ocorra.Estão fazendo a famosa mídia,pra acostumar o povo.Depois,ha, é que começa o circo.Eles só estão preparando o picadeiro, para a palhaçada começar. Vamos rezar pra que a educação de São João Batista melhore, mas não se pode esperar muito de pessoas que só falam demais.Prática que é bom, NADA!
Milagres podem acontecer! Rezemos então.