Maria José Freitas comemora 56 anos de Divino Espírito Santo em São João Batista

A matriarca da Família Freitas, Maria José Freitas, comemorou esta semana 56 anos de Divino Espírito Santos em São João Batista. A festa durou nove noites e nove dias e movimentou aqueles que gostam da tradição em toda a cidade e municípios vizinhos. A tradicional festa passa de mãe para filhas.

Aos 88 anos, Maria José Freitas passou, no ano passado, os trabalhos para a sua filha, Dijo Freitas, que organizou o festejo este ano e juntas comemoram mais de meio século de tradição na Baixada Maranhense. No ultimo dia, o costume da busca do imperador, este foi na casa da senhora Gracinha, no centro da cidade.

De lá, em cortejo e com direito as caxeiras, o cortejo seguiu pelas ruas do centro e foram até o barracão da matriarca. A festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.

Embora seja marcada pelo viés religioso, com procissões, novenas e missas, a celebração do Divino Espírito Santo revela um forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular. A celebração do Divino Espírito Santo remonta à Antiguidade, quando os israelitas já cultuavam a divindade durante a Pentecostes. Está ligada à época do fim das colheitas e à distribuição de alimentos.

Folha de SJB


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *