Cajapió teve o segundo pior PIB do Maranhão e o quarto menor do Brasil

Os números do Produto Interno Bruto (PIB) do municípios maranhenses de 2014 foram divulgados durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão responsável pela mensuração e divulgação dos indicadores da economia maranhense (regional e municipal). Os dados podem ser conferidos AQUI.

O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um período determinado, neste caso, o ano de 2014. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e visa mensurar a atividade econômica de uma região.

O economista do Imesc, Dionatan Carvalho, apresentou os dados do PIB dos municípios maranhenses à imprensa. Segundo os dados divulgados pelo Imesc, as cinco maiores economias do Maranhão estão distribuídas nos municípios de São Luís, Imperatriz, Balsas, Açailândia e São José de Ribamar, representando juntas 50,11% do PIB do Estado.

Na cidade de Cajapió, um dos cinco municípios que o Blog Folha de SJB cobre, uma informação não muito boa. Considerando o ano de 2014, os 5 municípios com menor PIB per capita do Maranhão foram: Nina Rodrigues (217º), Cajapió (216º), Satubinha (215º), Penalva (214º) e Timbiras (213º). Vale ressaltar que já se faziam dois anos da administração do atual prefeito, Nonato Silva.

Segundo os dados, a cidade apresentou PIB per capita de R$ 3.874,63 reais, apresentou mudança no ranking de 209º para 216º posto e em relação ao ranking dos municípios brasileiros, houve mudança de posto do 5.560º para 5.567º em 2014. O município perfaz apenas 0,16% da população maranhense e o seu PIB representa 0,05% do Estado, tais características contribuíram para obtenção do segundo menor PIB per capita do Maranhão e o quarto menor do país em 2014.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *