Desacato ou abuso da polícia? Vídeo mostra prisão suspeita em São João Batista

Momento que os policiais tiram o rapaz da moto

Um vídeo está circulando em grupos de redes sociais hoje em São João Batista e mostra uma operação da Polícia Militar. O caso aconteceu em frente a escola ‘Dep José Ribamar’ e foi alvo de críticas por parte da opinião pública. De acordo com as informações, a polícia estaria fazendo operações costumeiras e queria apreender a moto de Luciano, morador do povoado Sarnambi. O blog não foi informado se o rapaz é menor de idade.

Após isso, Luciano teria dito algumas coisas para o policial, que não foram possíveis serem captadas pelos áudios. Um dos policiais pede para o rapaz descer da moto e pergunta se o garoto está surdo e o adverte dizendo para ele largar de saliência e que pode prende-lo em flagrante. O rapaz é chamado de ‘porra’ pelo policial.

Luciano também é agarrado pelo segundo policial e tirado de cima da moto. Segundos mais tarde, um outro policial liga a moto e novamente o primeiro militar adverte o rapaz e logo em seguida o prende por desacato. Este iria levar o garoto para o banco da frente da viatura, mas o outro militar prefere levar o rapaz na mala.

Muitos dos presentes lamentaram e reprovaram a ação da polícia militar. Em redes sociais, a ação está sendo vista como truculenta e irregular, uma vez que o rapaz não teria manifestado em nenhum momento resistência. O blog tentou conversar com o Comando da Polícia Militar de São João Batista, mas não foi possível até agora.

Em conversa com o blog, o delegado Alonso, que está ainda de férias, disse que ainda não tomou conhecimento do fato, mas informou que pedirá informações aos plantonistas. Oficialnente a polícia ainda não se manifestou sobre o caso. O blog está disposição dos policiais e da família do rapaz. Vejam o vídeo postados em redes sociais.

Folha de SJB

14 respostas para “Desacato ou abuso da polícia? Vídeo mostra prisão suspeita em São João Batista”

  1. Matéria tendenciosa, onde o responsável que passou as informações ao diretor do blog, não teve se quer o cuidado de ouvir ambos os lados antes de fazer a publicação, isso estimula o ódio contra as instituições de segurança publica, que sempre são martirizadas pela grande maioria da população.
    fica aqui o ato de protesto contra informações dessas que a mídia insiste em publicar.
    Obs: Sei que o blogueiro és uma pessoa digna e inteligente e buscará ouvir ambos os lados.

    1. Antes de fazer, procurei o delegado e o responsável pela polícia militar…Também não emitir nenhum juízo de valor quanto a ação.

  2. Há muito tempo os policiais desta cidade vem praticando abuso de poder. Em relação a tudo! Procurar prender LADRÃO não quer. Certo que é errado menor andar de moto. Mas tbm é errado crianças pequenas andarem na frente de moto, quem pilota e quem acompanha sem capacete e eles não fiscalizam se o o piloto tem carteira. Tratam os menores como criminosos. Se eles querem fazer valer a lei, devem fazer valer toda a lei e não somente uma parte. Tanto “de maior” andando em alta velocidade e colocando a vida de todo mundo em risco. Cadê a polícia nessa hora?
    Um absurdo!

  3. REAGIU A PRISÃO VI APENAS O POLICIAL EMPURRÁ-LO DA MOTO EM NENHUM MOMENTO VIR ELE REAGIR ,PARABÉNS JAILSON PELA PUBLICAÇÃO CHEGA DE POLICIAIS TRUCULENTOS E DESPREPARADO

  4. Promotor e Juíz
    Tem que tomar essa providências e saber o motivo da agressão e da prisão, só porque estava sem capacete me parece que é esse o motivo ?

  5. Era para população de São joão batista manifestar se solicitando explicação, pois eles estão para proteger não para oprimir o cidadão. Pelas imagem não vi desacato, sim abuso de autoridade.

  6. SE ESTIVESSE EM ÉPOCAS DE ELEIÇÃO VÁRIOS POLÍTICOS DEMAGOGOS E OPORTUNISTA DE NOSSA CIDADE SAIRIAM EM DEFESA DO RAPAZ MAS COMO AS ELEIÇÕES JA SE PASSARAM FICAM TODOS NA MOITA . SÓ SE CHEGAR AO BLOGS DE SÃO LUIS IMIRANTE AI SIM ELES SAEM DA MOITA

  7. tem que ser preso mesmo.alem de desacato estava inrregular pois nem capacete usava.se os policias nao prestam entao nao chame eles quando bandido invadir sua casa.fala serio…!!!

  8. EU NÃO FALEI QUE POLICIAS NÃO PRESTAM SUA DOIDA. O SERVIÇO DA POLICIA QUE É PAGA COM NOSSOS IMPOSTOS É PROTEGER O CIDADÃO , É NÃO AGREDIR COM VIOLÊNCIA,,. O CIDADÃO SE ESTIVESSE SEM CAPACETE ASSIM MESMO NÃO TERIA MOTIVO PARA SER AGREDIDO E CONHEÇO MUITO BEM NOSSA CIDADE E RARO UM CIDADÃO USAR CAPACETES O QUE É IRREGULAR. A POLICIA NÃO É PAGA PRA ISSO AGIR COM TRUCULÊNCIA, E MAIS SE ALGUM DIA MINHA CASA SER INVADIDA POR MAGINAIS QUE DEUS LIVRE ,CLARO CHAMAREI A POLICIA PRA ISSO QUE ELA É PAGA. PROTEGER O CIDADÃO.

  9. NA FILMAGEM DÁ PRA VER VARIAS PESSOAS ATÉ PARANDO PRA VER A TRUCULÊNCIA DA POLICIA. É TODOS SEM CAPACETES, TRUCULENTOS E DESPREPARADOS OS DOIS POLICIAIS REVOLTANTE ISSO CORREGEDORIA MISTERIOSO PUBLICO TOMEM UMA PROVIDÊNCIA . NÃO VAMOS ESPERAR ACONTECER IGUAL VITORIA DO MEARIM. PARABÉNS JAILSON MENDES PELA POSTAGEM

    1. Na minha opinião foi desacato e abuso de autoridade!! o pm que tira o rapaz de cima da moto foi muito feio isso que ele fez já que o cidadão estava errado , teria que sair sem que ele fosse tirar… Que país é esse!!

    2. Art. 244
      Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

      I – sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;
      O Desacato, é considerado um crime previsto pelo Código Penal Brasileiro em seu art. 331 que, segundo a constituição brasileira, consiste em desacatar, ou seja, faltar com o respeito para com um funcionário público no exercício da função ou em razão dela. [1]

      Isto é, incorre nesse crime aquele que desagrade, ou profira palavras consideradas de “desacato” ou “ofensivas” para o agente do Estado em serviço, bem como aquele que faça algo similar a alguém em função estatal. A pena prevista é de detenção, de 6 meses a 2 anos, ou multa, segundo o artigo 331 do Código Penal, sendo, portanto, considerado infração de menor potencial ofensivo. É vulgarmente conhecido como crime de “desacato à autoridade”, mas deve-se observar que a lei brasileira não fala em autoridade, mas em funcionário público.
      Imagine o que esse santo falo para o policial.
      É por isso que as coisas estão assim, vcs sempre contra o policial, quando precisam são os primeiros que vcs recorrem, analise bem as situações antes de fazer juízo de valor.

  10. Não sei os motivos que levaram os policiais a abordarem o cidadão, sei que não houve resistência física contra a condução, o que ao meu ver n seria necessário levar o cidadão na mala. Mas como n sou policial n posso dizer se a condução foi correta, pois pode existir normas técnicas que eu desconheça. Agora oq eu sei é que se os policiais selecionarem pessoas para abordar por ser menor e estar pilotando sem capacete e não abordarem todos, segundo o código penal, estão prevaricando. Olhem só o que diz o código penal:

    “Prevaricação

    Art. 319 – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:
    Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *