Mensagem do SindProf aos professores de São João Batista

Neste 15 de outubro, no qual é comemorado o Dia do Professor, o Sindicato dos Professores de São João Batista (SindProf) homenageia todos os educadores do estado, da rede estadual e das redes municipais. Em mensagem, o presidente do sindicato, Israel Melônio, em nome de toda a diretoria da entidade, parabeniza a categoria e ressalta a necessidade de respeito, reconhecimento e valorização da carreira do educador do Maranhão.

Resultado de imagem para SINDPROF DE SÃO JOÃO BATISTA-MA

“Somos milhares de educadores que lutam por respeito, reconhecimento e valorização. A democratização da escola é nossa bandeira. Parabéns, educador, por mais esse dia”, disse o professor Israel Melônio, presidente do sindicato, em mensagem a todos os educadores de São João Batista e do Maranhão.

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *