Reeleito, Cabeça vai completar 28 anos consecutivos na Câmara de Vereadores de São João Batista

Resultado de imagem para vereador cabeça em sjb
Vereador Cabeça

Seu nome: Francisco Furtado Penha, mais conhecido como “Cabeça”, acaba de se eleger para o sétimo mandato de vereador consecutivo, feito este só conseguido até então pelo ex-vereador Santinho Gomes que igualmente colecionou sete mandatos como vereador de São João Batista.

Cabeça elegeu-se para seu primeiro mandato nas eleições de 1992. Na condição de motorista da “Marinete”, um caminhãozinho três-quarto da Prefeitura de São João Batista, que no primeiro mandato de Zequinha Soares (1989-1992), fazia o transporte de passageiros e cargas para São Luís, Cabeça ganhou popularidade. A partir de então, uma vez eleito, cabeça definiu suas bases eleitorais e foi conseguindo um mandato após o outro. Em tempo: a denominação “Marinete”, deveu-se a uma referência a um veículo de transporte de passageiro que existiu na novela global, Tiêta, exibida à época.

Ao longo desses 24 anos de mandato, são muitas as histórias relacionadas ao vereador. Uma dessas histórias, diz respeito a uma de suas eleições quando ainda o voto era através da cédulas eleitorais. O então juiz eleitoral da comarca de São João Batista, Dr. Martinho, certa vez interpretou de modo hilário um determinado voto, dado por um determinado eleitor, a um também candidato à época denominado Piruca. Na confusão, e por não ter o candidato feito tal registro, o Meritíssimo decidiu que o voto seria do vereador Cabeça, pois, segundo ele, é “em cabeça que se bota peruca”.  A decisão causou perplexidade e risos. Mas prevaleceu a sorte do vereador…

Muitos dos seus mandatos foi elegendo-se pelo PMDB. Com passagem por outros partidos, para este sétimo mandato, o vereador acaba de eleger-se pelo PRP. Cabeça no exercício do mandato, procura ser prestativo e atencioso com seus eleitores. Para este mandato o vereador recebeu 362 votos. Não foi a melhor de suas votações já obtidas ao longo de todos os seus mandatos, mas ainda assim, esta quantidade de votos lhe rendeu um eleição garantida.

Ao nobre vereador – a quem tivemos a honra de ombreá-lo no parlamento joanino, na legislatura de  1997 a 2000 – queremos desejar sucesso no exercício de mais um mandato. À guisa de informação estes são os mandatos (legislaturas) conquistadas pelo vereador Francisco Furtado Penha (Cabeça): (1993 – 1996), (1997 – 2000), (2001 – 2004), (2005 – 2008), (2009 – 2012), (2013 – 2016) e (2017 – 2020). Por Batista Azevedo, ex-vereador e professor.

Resultado de imagem para vereador cabeça em sjb

Folha de SJB

8 respostas para “Reeleito, Cabeça vai completar 28 anos consecutivos na Câmara de Vereadores de São João Batista”

  1. Jailson não 24 anos, são 28 anos vivendo a custa do povo, pq ate hoje nunca vi um projeto sendo executado pelo executivo a pedido do mesmo. Assim como o vereador mecinho que tem 16 anos vivendo a custa do povo e somando também mais 3 do pai dele diolindo, somando os mandatos dos 2, também daria 28 anos, pelomenos esses vão descansar um pouco e talvez pra nunca mais voltar.

    1. Vai procurar lê bíblia seu mal amado.
      Cuidado com o q vc diz. Pois pode ir preso.
      Suponho que vc não sabe nada de política, e nem da historia desse vereador. por isso não sabe os projetos q ele fez. E nem sabe q ele sempre foi oposição,sempre bateu contra os corruptos na Câmara dos vereadores .
      Vai orar antes de falar de mais e se dá mal.

      1. Sei sim dos projetos pessoais dele, 2 motéis, a casa no bom viver, a mansão na sede, que fica no fundo da antiga casa, na rua getulio vargas e o apartamento no anil e além de vários benefícios de aposentadorias que vem cobrando aos trabalhadores rurais em valores a cima de 5 mil, e isso todo mundo sabe na cidade. Assim é fácil viver a custa do povo. Mi compra uma jumenta.

  2. Povo burro! Cidadezinha que os vereadores só fazem pra si, mais tempo no poder que a ditadura militar, parece um monarca a vida inteira na política,Acorda povinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *