Saiba quem são os favoritos para ganhar as eleições de vereador em São João Batista, segundo JB

A menos de cinco dias para as eleições municipais e considerando os últimos “vai-e-vem” de alguns candidatos e as movimentações indesejadas de outros, vamos nos propor a uma análise dos prováveis eleitos para a nova câmara municipal de São Joao Batista. Nossa análise é baseada no perfil político de cada candidato dentro do seu respectivo partido ou coligação. Esta avaliação está sujeita a variações de ordem. Não pretendemos cravar os resultados que sairão das urnas no próximo domingo, mas tão somente prospectar aqueles que no desenrolar do seus projetos políticos despertaram no eleitorado o interesse pelo voto.

Resultado de imagem para eleições para vereador

Adiantamos que a renovação na câmara ultrapassa a casa dos cinquenta por cento. Isto é alimentado de saída, porque três dos atuais vereadores não concorrem ao mesmo cargo. Mecinho e Luiz Everton concorrem a cargos majoritários, isto é, são candidatos a prefeito, enquanto o vereador Rui Serra, abdicou da candidatura em favor de sua esposa, a Professora Zilmara.

Chama-se coeficiente eleitoral a soma dos votos bons (votos válidos dados aos candidatos + os votos dados por ventura só à legenda), divididos pelo número de vaga na câmara de vereadores. Especula-se que, nestas eleições, o coeficiente eleitoral chegue a 1.400 votos mais ou menos. Desta forma, o partido elegerá um vereador ao atingir o coeficiente eleitoral, desde que esse candidato atinja 10% dos votos do coeficiente eleitoral, como consta da nova regra eleitoral para estas eleições. Isto significa dizer que, mesmo que um partido ou coligação atinja o coeficiente eleitoral, um vereador deste partido ou coligação só estará eleito se conseguir no mínimo 140 votos, ou seja 10% dos votos do coeficiente.

As previsões pessimistas

Sem nenhum espírito de maldade, avaliamos que apenas quatro coligações/partidos poderão alcançar o coeficiente eleitoral e consequentemente eleger vereadores. A coligação PPL/PPS sequer existiu de fato. Não elege ninguém. Também assim a coligação São João Batista para todos (PMDB/PSL/PR) não atingirá o coeficiente eleitoral, e por isso também não elege ninguém. Os partidos Rede Sustentabilidade e o PMNcumprem apenas um desejo de suas candidaturas majoritárias, e assim também não elegem ninguém para a câmara municipal. A coligação Unidos pelo povo (PV/SD/PROS/PSD), a considerar a performance eleitoral dos seus candidatos, dificilmente fará o coeficiente eleitoral, mesmo tendo o vereador Ivan (o mais votado na eleição passada) e que certamente, pela conjuntura atual, não repetirá a mesma votação.

As previsões otimistas

A coligação Unidos pela liberdade (PSDB/PTB),apesar das defecções sofridas ainda faz o coeficiente eleitoral e projeta a possibilidade de eleger 02 (dois) vereadores, mesmo que tenha perdido cerca de 700 votos que lhes deixaram de ser auferidos pela impugnação de Valdeci Pinto, falecimento do ex-vereador Nonatinho e algumas desistências. Deve ser o mais votado da coligação e se eleger Assis Araújo. Júnior de Valdez, na segunda vaga é seguido bem perto por Isaac.

Por sua vez a coligação do candidato Mecinho que traz os partidos PRP/PRB/PSB e PEN denominada de “A mudança somos nós”, tem a possibilidade de eleger (01) vereador, com maior possibilidade para o experimentado vereador Cabeça, salvo alguma supressa pouco improvável. O Partido Progressista (PP) reuniu candidatos bastante equilibrados eleitoralmente, e poderia certamente eleger 01 (um) vereador e ainda ficar com uma sobra razoável para brigar pela última cadeira, entretanto vitimados pelos revezes da política, alguns dos seus postulantes podem não mais merecer o voto dos eleitores, sacrificando assim a possibilidade de conseguir a segunda vaga. Ainda assim garante a eleição de (01) um vereador e, em permanecendo as previsões anteriores, briga por uma segunda vaga. Deve eleger-se a candidata Jussiane Cutrim. Numa possibilidade de uma segunda vaga, disputam essa vaga os candidatos Jorge de Baduca, Tales e Claudia Gomes.

O embate mais ferrenho está reservado ao chapão.   Lá a briga é de foice, martelo, rosa mística e outros elementos simbólicos, uma vez que a coligação é forte e seria muito mais se de fato houvesse uma concreta união. Ainda assim cognominada de “Unidos somos fortes”, esta coligação elege o maior número de vereadores. Deve ficar com 06 (seis) ou 07 (sete) vagas das 11 (onze) cadeiras da câmara. Numa disputa autofágica, cerca de 10 (dez) candidatos disputam estas vagas. Devem garantir vaga nesta coligação e reeleitos os vereadores Louro (que pode ser o mais votado), Aguiar, Uira e a estreante Zilmara. Para as demais vagas (sendo 02 ou 03), estarão na disputa Renato Machado, Rico Pinheiro, Chico de Nhozinho, Dezinho, Marçal e Cristina. Aqui, uns com mais outros com menos chances.

Como se observa, esta deve ser a nova configuração da câmara municipal. Esperamos estar certo. Entretanto diante de tantas incertezas que foi esta eleição, de tantos fatos inimagináveis, tudo pode acontecer. Inclusive nada. Esta nossa análise está embasada puramente no conhecimento empírico, na experiência e vivência de quem conhece os políticos e os eleitores de minha terra.  E eu acho que os conheço.

Batista Azevedo, ex-vereador, professor e blogueiro

O administrador do Blog, Jailson Mendes, informa aos leitores que a projeção se trata de uma projeção e opinião pessoal do professor e blogueiro Batista e que não representa a opinião do blog


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

23 respostas para “Saiba quem são os favoritos para ganhar as eleições de vereador em São João Batista, segundo JB”

  1. Eu espero é que você, JB, esteja errado, para que não se concretize essa situação de reeleição de quem nada fez e nada faz por nossa cidade, a não ser maldades!

  2. Como leitor desse blog, gostaria que você fizesse essa previsão, dos vereadores com provável eleição em Matinha.

  3. De acordo com tal analise a coligação “Unidos somos fortes” elegendo 7 candidatos receberia aproximadamente expressivos 9800 candidatos, e isso mesmo ?????

      1. Não necessariamente. A quantidade de vereadores eleitos não se somam ao número do coeficiente, ou seja, não é somando 1.400 + 1.400 + 1400 + 1.400. Após a primeira rodada de eleitos, as demais vagas serão preenchidas por candidatos mais votados das coligações que tem uma maior sobra de votos, até fecharem todas as vagas, no caso 11.

        1. Sim entendo apos a primeira rodada serão eleitos os candidatos com maior media partidaria mesmo assim seria muitos votos para uma coligaçao… Aguardemos o povo de 02 de outubro nos respodera !!!!!

    1. Sei que nao entendo muito de politica como muitos aqui mas tenho a mesma opinião que voce essa coligaçao de mecinho vai ter surpresas aguardem!!!!!!

  4. ESSA PREVISAO SÓ MOSTRA QUE OPOVO GOSTA DE SOFRER,REELEGER LOURO, AGUIAR, UIRA, DEPOIS DE TUDO QUE FOI MOSTRADO NUMA LISTA ENORME DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS, RECEBENDO DINHEIRO ILEGALMENTE. A CIDADE ABANDONADA, ESCOLAS SUCATEADAS,HOSPITAL , TUDO A REVELIA. BOA SORTE!!

  5. Cuidado com essa publicação, pois vc/ pode ser punido. Saiba que você esta desestimulando os eleitores dos outros candidatos. Você sabe que até as pesquisas para serem divulgadas precisam de autorização ou seja registrada . Acredito que esse tipo de divulgação seja totalmente ilegal. Diga qual foi a pesquisa realizada? Como o senhor Batista Azevedo encontrou esses números. Vou amanhã mesmo entregar ao MP essa Publicação, acompanhada de uma representação. Existe algum interesse pessoal? Voce tem que avaliar o que pode e não pode ser divulgado , pois estamos a poucos dias das eleições.

    1. Nobre advogada, o amigo JB está apenas exercendo seu livre arbítrio e direito como a liberdade de expressão, como eu, a senhora e todos tem. Veja que ele está dizendo que se trata de uma opinião pessoal e que não foi baseado em pesquisa…

      De todo modo, eu publicarei a minha análise também, que também será uma projeção pessoal, como fez o Batista Azevedo.

      Abraços

  6. Realmente deve se tratar de opinião pessoal,pois Jussiane ta longe de alcançar Jorge de Baduca,esses quatro da quadrilha dos fantasmas?se Deus permitir e for da sua vontade não vão ganhar.Só sabem comprar votos,só fazem candidatura em torno do dinheiro,e de onde vem essa grana?do nosso bolso,é claro,dos desvios da saúde, dos projetos que não acontecem e principalmente da educação coitada que é a mais atingida.Votem pra mudança tirem todos esses vereadores fantasmas da câmara,e os que estão mascarados pela cara das esposas Rui e Israel também estavam com parentes na folha,pensem bem.

  7. ESSA PREVISAO SÓ MOSTRA QUE OPOVO GOSTA DE SOFRER,REELEGER LOURO, AGUIAR, UIRA, DEPOIS DE TUDO QUE FOI MOSTRADO NUMA LISTA ENORME DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS, RECEBENDO DINHEIRO ILEGALMENTE. A CIDADE ABANDONADA, ESCOLAS SUCATEADAS,HOSPITAL , TUDO A REVELIA. BOA SORTE!!

  8. Em 1lugar. Um louco desse nem com a prefeitura na mao o povo quiZ ele cmo vereador. Agora vem fala qm ganha e qm nao ganha. Perai jailson. Se vc q seu blog ganhe midia e uma coisa,agora colocar uma pessoa desaa q nao ganha eleiao em sao joao batista nem p conselheiro tutelar. P fazer pespectiva d qm vai se eleger? Aivc ja ta forcando a Barra. Ja q ele sabe d tudo manda ele mandar ai p mim os numeros da mega sena! Um cara desse tem q procurar eo oq fazer. E vc tem q ver q nao e colocand um doido desse q nao sabe oq e Política q vc vai ganhar midia nesse blog. E dr. Nascimento meti e o Pal nesse louco. Mesmo

    1. Resolução 23.457 de 15 de dezembro de 2015 do TSE

      Art. 24. É livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores – Internet, assegurado o direito de resposta, nos termos dos arts. 58, § 3º, inciso IV, alíneas a, b e c, e 58-A da Lei nº 9.504/1997, e por outros meios de comunicação interpessoal mediante mensagem eletrônica (Lei nº 9.504/1997, art. 57-D, caput).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *