Corpo de Nonatinho será enterrado hoje, conheça a trajetória do ex-vereador

O corpo do ex-vereador e candidato Nonatinho está sendo velado neste momento no bairro Paulo VI, centro de São João Batista. De acordo com familiares, haverá uma missa às 14 horas e logo após o corpo segue em cortejo até o cemitério municipal, onde será enterrado. O ex-vereador morreu ontem, 23 de setembro, após seu estado de saúde se complicar e ser internado em São Luis.

Nonatinho, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de São João Batista

Raimundo Nonato Diniz sofria de câncer e tinha três filhos. Ele foi vereador por duas vez e morava em Campinas, com a senhora Analice. Hoje, todos os candidatos não usaram os carros de som em respeito à família e à figura pública que Nonatinho representava. Assim como fizemos homens, destacamos aqui alguns homenagens que estão sendo feitas por políticos, candidatos e amigos de Nonatinho.

“Os meus mais sentidos pêsames para toda a família do Nonatinho pela perda do seu ente querido. Que estas palavras possam servir de algum conforto a todos vocês em hora tão terrível. Saibam que o meu pensamento está com todos vocês e da mesma forma a minha total disponibilidade. Tenham muita força! Quem partiu foi muito amado e para sempre será lembrado por quem ficou e por ele sentirá eternas saudades. Deus sabe o que faz” afirmou o candidato a prefeito, Mecinho.

“Uso esse espaço não por demagogia, hipocrisia e sim por reconhecimento ao grande homem público que era o grande Nonatinho. Hoje todos somos Nonatinho. Descanse em paz e que o Senhor te receba de braços abertos”, colocou a professora Aninha.”A última conversa que tivemos ele disse : “Você está no caminho certo meu jovem, um dia vamos está todos juntos em um grupo de pessoas honradas eu, você e seu pai e outras pessoas de bem para mudar nossa cidade”, disse David Cutrim.

Trajetória política

O professor e blogueiro Batista Azevedo publicou uma matéria sobre a trajetória política do ex-presidente da câmara de São João Batista. Veja…

A notícia do falecimento de Nonatinho chocou a muitos conterrâneos e amigos da nossa cidade. Ainda que estivesse lutando contra um câncer na perna, que às vezes o fazia caxingar, Nonatinho estava em plena campanha por mais um mandato à câmara de vereadores. Concorria pelo PTB, partido pelo qual se iniciou na política quando da sua primeira disputa à Câmara de Vereadores, no fim dos anos 80, mais precisamente nas eleições de 1988, quando integrava o grupo de candidatos do então candidato a Prefeito Dr. Ferreira.

Raimundo Nonato Diniz, natural de capim-açu, era um apaixonado pela política. Era daqueles que fazia a boa política, a política solidária. Respeitador, humilde e íntegro são algumas de suas muitas características. O seu caráter humanitário e sempre prestativo o conduziu à câmara de vereadores em sua segunda tentativa. Elegeu-se na eleição de 1992, para a legislatura de 93 a 96, chegando inclusive a eleger-se como Presidente da Câmara do segundo biênio. Concorreu à reeleição e novamente se elegeu com uma expressiva votação.

À frente da presidência da Câmara fora até então o mais cuidadoso com suas responsabilidades. É de sua lavra a aquisição de “birôs” para cada um vereador, bem como, foi na sua gestão que a Câmara passou a ser reconhecida como entidade jurídica.  Até então o mobiliário de que se utilizavam os vereadores eram carteiras escolares cedidas pela Escola Cenecista, onde funcionava agregada a Câmara de Vereadores.

Sua trajetória política é marcada de muitos episódios. Dizem que não media esforços para tirar o último centavo do seu bolso para ajudar a quem lhe pedia por necessidade. Certa vez, contam alguns, levava para casa alguns mantimentos para o almoço do dia de sua família, e ao encostar na casa de alguém que alegara não ter o que comer naquele dia, ele prontamente ofertou o que levava e foi pra casa de mãos vazias.  Era assim Nonatinho. Tinha prazer em servir. Um homem que fez da simplicidade sua marca registrada.

Nas últimas eleições não logrou êxito nas urnas, apesar de sempre garantir uma boa votação. Na última eleição municipal, concorrendo pelo PT (Partido dos Trabalhadores), ele ficou na segunda suplência suplência, chegando inclusive a assumir uma cadeira na Câmara por 3 meses. Em vida, sempre foi um incansável. Fazia política comunitária por convicção. Tinha algumas limitações é verdade, mas sabia muito bem o princípio da política.

Não era de acordos, conchavos, nem fazia acordos que denegrissem a sua honra. Não trava na cozinha de lideranças políticas. Seu compromisso era sempre notório. E por esta razão e performance tinha admiração de muitos. A política joanina perde um dos grandes nomes.

Batista Azevedo


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Uma resposta para “Corpo de Nonatinho será enterrado hoje, conheça a trajetória do ex-vereador”

  1. É com grande pesar que recebi esta triste notícia. Conheci este grande ser humano, que tinha um coração generoso e que a todos ajudava. À sua família, em especial, e a todos que lhe tinham respeito e admiração minhas sinceras condolências, que Deus os proteja. Da filha de seu grande amigo pessoal e político Zé Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *