Em Olinda Nova do Maranhão, escola fica acima da nota nacional no IDEB

A cidade de Olinda Nova do Maranhão alcançou a meta projetada pelo Ministério da Educação do IDEB 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado foi divulgado esta semana e entre as séries inicias do Ensino Fundamental, o município alcançou a meta. Uma escola conseguiu um feito no Maranhão e ficou acima da nota nacional.

Os dados são referentes aos ano de 2015 e no município participaram as escolas ‘Colares Moreira’, ‘Filomeno Penha de Castro’, ‘Madalena Atta de Castro’, ‘Anita Santos’, ‘Antonio Serra Freire’, ‘João Serra’, ‘Vereador Pedro Fonseca Lindoso’ e ‘Eulina Campos Soares’. O município alcançou a marca projetada pelo MEC em 2015, que foi de 4.0.

Nas séries do oitavo ano e nono ano, a cidade não teve o mesmo êxito e ficou abaixo da meta projetada. O MEC fez uma projeção de 4.1 e a cidade alcançou apenas 3.4. Destaque para a Unidade Escolar P. M. Madalena Atta de Castro, que ficou acima da meta nacional e cravou uma nota de 5.6, acima da nota nacional que foi, nesta categoria, de 5.3.

Em conversa com o blog, o secretário de Educação comemorou os resultados. Raimundo Filho avaliou assim os números do Ideb 2015: “A nossa formação pedagógica foi sempre voltada para a avaliação. Conseguimos uma equipe de avaliação, mostrando para os nossos professores que primeiro temos que avaliar os nossos professores e depois avaliar os nossos alunos. Esse diagnóstico foi o nosso forte durante esses anos e por isso a nossa nota agora no Ideb, mostrando como investimos muito em formação pedagógica”, disse.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática.

Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Folha de SJB

Uma resposta para “Em Olinda Nova do Maranhão, escola fica acima da nota nacional no IDEB”

  1. cursei da Carta de ABC até a 4ª série primária na Escola José Serra Araújo, com a professora Maria Madalena Atta de Castro. Fiz a 5ª série em São Luís na Escola Educandário Ângulo Brasileiro. Disputava os primeiros lugares nessa escola e fiz o Admissão ao Ginásio no colégio Marista e fui aprovado. Formei em Brasília no curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília e mestrado na Universidade de Viçosa Minas Gerais. Toda a minha base de estudo foi adquirida no Então povoado Olinda dos Castro hoje município de Olinda Nova do Maranhão.
    Fico feliz pela continuidade do sucesso do ensino de Olinda Nova do Maranhão.
    Quantas saudades da minha infância querida que os tempos não trazem mais.
    Filuquinho de Olinda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *