Ministério Público solicita medidas para organizar trânsito municipal em São Vicente

Para organizar a circulação de veículos e pedestres em São Vicente Férrer, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 29 de agosto, Ação Civil Pública de obrigação de fazer com pedido de antecipação de tutela (ACP) contra o Município, requerendo a tomada de medidas para reduzir a ocorrência de acidentes.

Promotora Alessandra Darub

As providências solicitadas pela titular da Promotoria de Justiça da Comarca, Alessandra Darub Alves, englobam as áreas de engenharia, fiscalização, educação para o trânsito, além de levantamento, análise e controle de dados. Na ação, o MPMA solicita, ainda, o estabelecimento de multa por descumprimento, a ser paga pessoalmente pela prefeita Maria Raimunda Araújo Sousa.

Segundo a promotora, no município tem havido muitos acidentes de trânsito, cuja maioria envolve condutores não habilitados e menores de 18 anos, dirigindo automóveis e motocicletas. Ela enfatiza, ainda, a total falta de uso de equipamentos de segurança, como cintos de segurança e capacetes.

“A ausência de fiscalização no trânsito contribui também para a circulação de veículos roubados e furtados. Além disso, o efetivo policial insuficiente no município aumenta a chance de aparição desses veículos, que são, possivelmente, utilizados para a prática de crimes como assaltos”, destaca a representante do MPMA.

RECOMENDAÇÃO

Em julho de 2015, o MPMA já havia recomendado à prefeita Maria Raimunda Araújo Sousa a elaboração e o envio, em 60 dias, à Câmara de Vereadores, de um projeto de lei propondo a criação do Departamento Municipal de Trânsito. Os pedidos somente foram parcialmente atendidos.

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

3 respostas para “Ministério Público solicita medidas para organizar trânsito municipal em São Vicente”

  1. Teve concurso pra Guarda Municipal no município até agora nós não vimos os mesmos na rua.A pergunta onde estão os Guardas Municipais???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *