“Você acredita que nada é impossível?”. Com esse questionamento, a EF Education First promoveu o EF Challenge Transforma Rio, uma competição de discursos inspirada pelo espírito das Olimpíadas 2016. Carlos Eduardo Everton, estudante do 2º ano do curso de Segurança do Trabalho (Campus São Luís – Monte Castelo) e filho de uma natural de São João Batista, Carlos Magno, que por sua vez é irmão de Manduca da Agede, foi um dos 60 jovens do mundo que venceram a competição e embarcou nesta quinta-feira (11) para o Rio de Janeiro, para participar do EF Youth Leadership Forum (Fórum de Liderança Juvenil).
Os jovens competidores tiveram que gravar um vídeo com um discurso em inglês, respondendo de forma criativa à questão “Do you believe nothing is impossible?” (Você acredita que nada é impossível?”). A resposta precisava envolver os valores olímpicos e paralímpicos de amizade, excelência, respeito, coragem, determinação, inspiração e igualdade. Sob a orientação da professora de Inglês Carla Marina Dias, Carlos Eduardo produziu um script e ensaiou a performance. “Busquei mostrar exemplos de superação, como esportistas mundiais que ganharam medalhas de ouro; a internet, que tornou possível conversar com qualquer pessoa no mundo; e os Estados Unidos, onde as pessoas negras não podiam votar e, hoje, o presidente é negro. Em vez de fazer um bom vídeo, eu tentei focar no discurso”, explica o estudante.
Para gravar o vídeo, Carlos Eduardo contou com a ajuda do seu pai, Carlos Magno Everton, que fez a filmagem e pediu autorização para uso da quadra. O pai de Carlos Eduardo nasceu na região dos Campos, zona rural de São João Batista Além do domínio do Inglês, o jovem teve que aprender também técnicas de edição pela internet, que foram usadas no vídeo para a competição. Carla Marina também foi premiada e participará de um fórum internacional, que vai reunir os professores que orientaram a produção dos vídeos. “Gosto muito de acreditar em sonhos. Prova disso é que sou professora e acredito na Educação. As pequenas sementes plantadas levam a grandes conquistas, e a conquista do Cadu representa isso”, ressalta a professora.
Fórum de Liderança Juvenil – O fórum será realizado de 11 a 15 de agosto na EF Village, localizada no bairro do Botafogo. Será uma área em que os alunos poderão acompanhar as competições e participar de eventos relacionados aos Jogos Olímpicos. O local vai reunir estudantes de mais de 60 países em ações que focam nos valores olímpicos e na missão EF de abrir o mundo através da educação. “São pessoas diferentes, culturas diferentes, línguas diferentes. Espero ter esse contato, trocar informações e conhecimentos com os outros jovens”, relata o jovem sobre as expectativas para o evento.
Conquistas – Além de vencer a competição, o estudante foi um dos 51 jovens brasileiros que, em junho deste ano, participaram do Programa English Immersion USA, em Brasília. O programa é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e possibilita aos estudantes fazer uma imersão na cultura americana, aprimorar o seu Inglês e conhecer participantes das mais diversas partes do país. Em dezembro de 2015, Carlos Eduardo foi um dos 20 alunos que participaram do Abrace o Mundo, programa do Campus São Luís – Monte Castelo que levou a delegação para a África do Sul, promovendo o aprendizado da língua inglesa e o intercâmbio cultural.
Folha de SJB
Parabens … A vitória é sempre o résultado de estudo, esforços, de acreditar em si mesmo e buscar resultados …
parabéns Carlos Eduardo
Parabéns a nosso conterrâneo,que sirva de exemplo para os demais jovens joaninos para que eles saibam que todo ser humano é capaz ,só depende de cada um.