Livro ‘Perfil de São João Batista II’ é lançado em São Luisp

O professor Raimundinho Cutrim lançou a segunda edição do livro ‘Perfil de São João Batista’ na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no último dia 30 de julho. O evento foi acompanhado por diversas pessoas naturais da cidade de São João Batista, mas que moram na capital do estado. O lançamento foi regada por musica ao vivo, MPB, forró com Cheiro Sanfoneiro e a homenagem ao autor professor Raimundinho, do David Cutrim seu filho,  que leu sua biografia em forma de cordel, texto produzido pela estudante da UFMA, Elinajara Pereira.

IMG_20160730_204240058

Na segunda edição deste livro, o autor traz dados históricos e fala sobre ex-prefeitos e figuras públicas como Chiquitinho, José Maria de Araújo e José Ribamar Domini. Traz também um estudo sobre delegados de policias, comarca, fundação e criação do município, fotos de diversas regiões da cidade, meios de comunicação, história comercial, além de expor uma organização com todos os prefeitos e vereadores. A obra também apresenta uma lista de deputados federais e estaduais, de profissionais de todos os ramos, estudo completo dos povoados existentes em São João Batista e informações sobre a cultura, esporte, economia, saúde, educação, transportes, organizações e fotos de todas as curiosidades e demais informações sobre o nosso município. A revisão foi feita pelo professor Marcondes Serra Ribeiro.

IMG-20160731-WA0016

IMG-20160730-WA0058

Raimundo Corrêa Cutrim é maranhense de São João Batista, nascido no dia 28 de setembro de 1956, no povoado Ervanço, nas proximidades litorâneas do município, local de acesso difícil em qualquer época do ano. Raimundinho de Corina, como é popularmente conhecido, é filho de lavradores que não puderam estudar: Benedito Costa Cutrim e Corina Corrêa Cutrim. Aos sete ano migrou para São Luis, onde começou a estudar a quarta série, mas teve que parar os estudos, pois dormia durante as aulas, vencido pelo cansaço, já que trabalhava ajudando seu tio a entrega de carnes desde às 2 horas da madrugada. Assim, teve que voltar para São João Batista, onde trabalhou novamente nas condições da época.

IMG-20160731-WA0105

IMG-20160731-WA0123

Aos 17 anos teve que voltar para São Luis novamente e foi aprovado em primeiro lugar no concurso da Ericsson do Brasil, apenas com a quarta série do antigo curso primário, superando a exigência da escolaridade secundária, indo para Fortaleza e Recife participar de treinamentos para trabalhar um ano e seis meses na Embratel como montador telefônico de sistema DDD. Anos depois, a grilagem da terra natal o fez voltar novamente para São João Batista e candidatar-se em 1982 a vereador pelo PDS, mas não foi eleito. Nesse tempo, o vereador Zezi Serra conseguiu para Raimundinho Cutrim uma nomeação para o cargo de zelador da escola ‘Acrísio Figueiredo’.

IMG-20160731-WA0127

IMG-20160731-WA0111

Passado os anos, ele concluiu o curso de magistério em 1986 em São Luis, iniciando sua carreira como professor em 1984. Em 1994 foi aprovado no vestibular da Uema e concluiu sua formação em Ciências, em 1998, sendo aprovado no concurso do estado como professor e foi lotado no ‘Cema’. Exerceu mandato eletivo por duas legislaturas, de 1989 a 1993 e de 1991 a 1993. Em 2001 foi aprovado em mais um concurso do município, onde trabalha até hoje. Em 2002 assumiu a direção do Cema, fez pós-graduação em Ciências, com ênfase em Matemática na Faculdade de Tecnologia Darwin de Brasília no ano de 2008 e exerceu o cargo de supervisor e coordenador da Semed. A vida sentimental do autor é marcada por aventuras e desventuras e é pai de Tâmara, David, Dayanne, Raylene, Raynnara e Rayka.

Folha de SJB

Uma resposta para “Livro ‘Perfil de São João Batista II’ é lançado em São Luisp”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *