São João Batista realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef

O município de São João Batista sediou nesta quarta-feira, dia 2o, o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, o encontro reuniu representantes das comunidades das áreas urbanas e rurais, além de ONG’s locais, sindicatos, Agentes de Saúde, Conselho Tutelar e adolescentes.

A mesa de abertura estiveram presentes o presidente do CDMCA, Joseilson Costa; a secretária de Assistência Social, Irê Pinheiro; do representante da Semed, professor Marcondes Serra; da agente de saúde Valdimara Santos; da representante do Unicef, Lucélia Santos; da conselheira tutelar Raimundinha; da adolescentes Karol Santos e do presidente do Conselho Municipal de Juventude, Jailson Mendes. O evento contou ainda com a participação do prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro.

O objetivo do evento foi apresentar as políticas de proteção à criança e ao adolescente no município de São João Batista e com a participação da comunidade, que é convidada a dizer o que foi ou não realizado, e o que mudou nos últimos anos, fazer a avaliação qualitativa dessas políticas, desde o ano de 2014, quando foi realizado o 1º Fórum do Selo UNICEF no município. Depois do 1º Fórum, quando, junto com a comunidade, levantamos as necessidades das crianças e adolescentes joaninos e foi elaborado todo um plano de trabalho visando o atendimento dessas necessidades, hoje estamos aqui para apresentar os indicadores e avaliar se as metas foram atingidas”, explicou a Presidente do CMDCA, Joseilson Costa.

A gestão municipal participou com a apresentação das ações desenvolvidas nos eixos temáticos correspondentes. O evento é acompanhado por um mediador que observa o envolvimento da comunidade e o cumprimento da metodologia. No contra turno do Fórum, o mediador visita o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar da cidade para verificar como é o funcionamento desses dispositivos imprescindíveis para a garantia dos direitos. “Nessa segunda edição do Fórum em São João Batista serão avaliadas ações referentes aos Eixos: Semana do Bebê, Mudanças Climáticas, Cultura e Identidade, Esporte e Cidadania, e Combate ao Aedes aegypti.

Essa é a última etapa do projeto. Após esse momento, o UNICEF fará a análise da evolução de indicadores que estão sendo monitorados nos últimos três anos. Em outubro, devem ser anunciados os ganhadores do Selo. O Selo UNICEF Município Aprovado busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região amazônica. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) em parceria com os governos estaduais e municipais.

Folha de SJB

Uma resposta para “São João Batista realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef”

  1. Agora em tempos de campanha o prefeito fica botando sua mulher pra ver se reelege mais o povo não é mais besta tomara q a polícia federal esclareça todo pro povo saber com quem votou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *