Professor Raimundinho lança segunda edição do livro ‘Perfil de São João Batista’

O professor e escritor Raimundo Corrêa Cutrim lanço neste sábado, 09 de julho, a segunda edição do livro ‘Perfil de São João Batista’. O evento foi realizado na Colônia de Pescadores da nossa cidade e contou com a participação de professores, políticos, familiares e amigos do escritor. Na mesa de abertura estavam o professor Raimundinho Cutrim; pelo professor universitário aposentado e pré-candidato a prefeito João Dominici; pelo presidente da Fundação Renato Abreu, Inaldo Ferreira; pelo acadêmico de Ciências Agrárias e filho do escritor, David Cutri; pelo ex-prefeito Eduardo Dominici; e pelo representante do Fórum da Juventude e acadêmico de Direito, Jailson Mendes.

Autor do livro, Raimundinho Cutrim

O amigo pessoal e professor aposentado João Dominici abriu a rodada de discursos e enalteceu a figura do escritor Raimundinho. Dominici disse que o lançamento de mais uma obra enriquece o conhecimento do povo de São João Batista e que tem no escritor, uma das figuras mais importantes da nossa cidade. No mesmo sentido, falou o ex-prefeito Eduardo Dominici, que também destacou a trajetória de Raimundinho Cutrim.

Após estes dois primeiros discursos, David Cutrim leu a biografia do escritor e destacou a trajetória política e acadêmica de Raimundinho Cutrim. O presidente da Fundação Renato Abreu, que apoiou a obra, também falou sobre a importância da obra para a educação como um todo e no mesmo sentido, usou da palavra o representante do Fórum da Juventude, Jailson Mendes. Ele disse está feliz com o lançamento da segunda versão do livro e que é nestes exemplos que os jovens tem que se espelhar. O acadêmico ainda disse que estão sendo feitos preparativos para a criação da Academia Municipal de Letras.

Em poucas palavras, o professor e escritor Raimundinho Correa fechou a primeira parte e cobrou a presença dos vereadores municipais de São João Batista, que nenhum deles estava presentes, e também falou sobre a ausência de grande parte dos professores, mas agradeceu aos presentes e disse que a obra será lançada também ainda este mês na sede da AABB, em São Luis. O evento fechou um coquetel e autógrafos de livros, que pode ser comprado em sua casa, no bairro Paulo VI.

Perfil de São João Batista

Na segunda edição deste livro, o autor traz dados históricos e fala sobre ex-prefeitos e figuras públicas como Chiquitinho, José Maria de Araújo e José Ribamar Domini. Traz também um estudo sobre delegados de policias, comarca, fundação e criação do município, fotos de diversas regiões da cidade, meios de comunicação, história comercial, além de expor uma organização com todos os prefeitos e vereadores.

A obra também apresenta uma lista de deputados federais e estaduais, de profissionais de todos os ramos, estudo completo dos povoados existentes em São João Batista e informações sobre a cultura, esporte, economia, saúde, educação, transportes, organizações e fotos de todas as curiosidades e demais informações sobre o nosso município. A revisão foi feita pelo professor Marcondes Serra Ribeiro.

Biografia

Raimundo Corrêa Cutrim é maranhense de São João Batista, nascido no dia 28 de setembro de 1956, no povoado Ervanço, nas proximidades litorâneas do município, local de acesso difícil em qualquer época do ano. Raimundinho de Corina, como é popularmente conhecido, é filho de lavradores que não puderam estudar: Benedito Costa Cutrim e Corina Corrêa Cutrim. Aos sete ano migrou para São Luis, onde começou a estudar a quarta série, mas teve que parar os estudos, pois dormia durante as aulas, vencido pelo cansaço, já que trabalhava ajudando seu tio a entrega de carnes desde às 2 horas da madrugada. Assim, teve que voltar para São João Batista, onde trabalhou novamente nas condições da época.

Aos 17 anos teve que voltar para São Luis novamente e foi aprovado em primeiro lugar no concurso da Ericsson do Brasil, apenas com a quarta série do antigo curso primário, superando a exigência da escolaridade secundária, indo para Fortaleza e Recife participar de treinamentos para trabalhar um ano e seis meses na Embratel como montador telefônico de sistema DDD. Anos depois, a grilagem da terra natal o fez voltar novamente para São João Batista e candidatar-se em 1982 a vereador pelo PDS, mas não foi eleito. Nesse tempo, o vereador Zezi Serra conseguiu para Raimundinho Cutrim uma nomeação para o cargo de zelador da escola ‘Acrísio Figueiredo’.

Passado os anos, ele concluiu o curso de magistério em 1986 em São Luis, iniciando sua carreira como professor em 1984. Em 1994 foi aprovado no vestibular da Uema e concluiu sua formação em Ciências, em 1998, sendo aprovado no concurso do estado como professor e foi lotado no ‘Cema’. Exerceu mandato eletivo por duas legislaturas, de 1989 a 1993 e de 1991 a 1993. Em 2001 foi aprovado em mais um concurso do município, onde trabalha até hoje. Em 2002 assumiu a direção do Cema, fez pós-graduação em Ciências, com ênfase em Matemática na Faculdade de Tecnologia Darwin de Brasília no ano de 2008 e exerceu o cargo de supervisor e coordenador da Semed. A vida sentimental do autor é marcada por aventuras e desventuras e é pai de Tâmara, David, Dayanne, Raylene, Raynnara e Rayka.

Folha de SJB

2 respostas para “Professor Raimundinho lança segunda edição do livro ‘Perfil de São João Batista’”

  1. Após o Lançamento do livro Perfil de São João Batista, o autor Raimundo Corrêa Cutrim estará lançando em breve mais uma obra, ou seja, o Livro Perfil da Baixada Maranhense, os 21 municípios mais o município de Cajapió. O livro fala da origem, fundação, economia, Prefeitos, Vereadores, culinária, deputados e figuras ilustres de cada município, além de falar do Maranhão: todos os Governadores desde do tempo Colonial até o Governador atual, fala também de todos os Presidentes do Brasil .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *