O tradicional festejo junino foi aberto em grande estilo na cidade de Olinda Nova do Maranhão. Organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, a festa começou no dia 24 e vai até o dia 29 de junho. A organização ficou por conta da secretária Everane Cutrim.
No primeiro dia, os olindenses puderam ver as apresentações do Carimbó da Escolinha Raio de Sol; a Dança Indígena Tapus do Mearim do município de Viana; a dança portuguesa Império de Lisboa, de São Luís; a Quadrilha Tico-Tico no Fubá, de Zé Doca e Tambor de Criola São Benedito, da cidade de São João Batista.
Mas foi neste sábado que a população participou em peso do tradicional Encontro de Bois, que acontece sempre no dia 25 de junho e este ano mais de 10 bois se apresentaram no Arraial de Olinda Nova do Maranhão. O prefeito Costinha, a vice Moça de Riba, seus secretários municipais, ex-prefeitos e vereadores daquela, bem como a população, participaram da noite que já é marca registrada da gestão inovadora do comunista.
Por lá, teve a apresentação da Boiada Batalhão Pesado; do Boizinho Mirim de Olinda Nova; do Boi Linda Jóia de Monção, do Boi União da Turma, de Olinda Nova, do Boi Estrela Guia, de Matinha; do Boi de Aquino, de São Luís; do Boi Símbolo da Fazenda, DE São João Batista; do Boi Flor de Matinha; do Boi Brilho da Noite, de São João Batista; do Boi Alegria do Povo, de Matinha; do Boi Linda Joia, também de Matinha e do Boi de Policarpo, do município anfitriã.
E hoje, 26, tem mais. De acordo com a programação, a noite começa com a apresentação da Quadrilha da Graça Olinda Nova, depois a apresentação do Boi de Presidente Juscelino, Tambor de Criola de Aquino (São Luís), Dança Santeiro (Indígena) e a Quadrilha as Mexidas (Olinda Nova).
Ao Blog Folha de SJB, o prefeito Costinha disse está feliz em fazer um dos melhores São João da Baixada Maranhense e que o povo de Olinda Nova merece tanto esforço da gestão municipal. A secretária de Cultura, Everane aproveitou para convidar mais uma vez a população do município para participar das festividades.
Folha de SJB