Governo do Estado promove capacitação para Gestores Municipais de Juventude

Proporcionar a integração do estado e municípios na garantia de políticas públicas de juventude e oferecer subsídios para o aprimoramento do desenvolvimento de ações para os jovens maranhenses. Esse é o objetivo da Capacitação para Gestores Municipais de Juventude, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (Egma). Com o tema ‘Elaboração e Gerenciamento de Projetos’, a atividade teve início nesta segunda-feira (20) e segue até a quarta-feira (22), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório ‘Casa do Poeta’, no Convento das Mercês, em São Luís.

Com a capacitação, os gestores terão acesso a informações e conhecimentos técnicos de produção de projetos, o que lhes dará maior percepção de trâmites burocráticos e administrativos, qualificará os discursos favoráveis a juventude e estabelecerá na agenda dos municípios as demandas deste segmento. Para a secretária de Estado de Juventude, Tatiana Pereira, a atividade reforça o compromisso da gestão estadual em municipalizar a política pública de juventude e oferecer condições para a formação de parecerias em prol dos jovens maranhenses. “Precisamos trabalhar a política pública de juventude de forma organizada, viabilizando as ações para que elas cheguem ao maior número de jovens possível. Essa capacitação tem também esse viés, criar uma rede de articulação da política pública de juventude, com a qualificação dos gestores sobre as possibilidades de estabelecer na agenda dos municípios, projetos que favoreçam a nossa juventude”, comentou.

Esta primeira etapa da Capacitação para Gestores contempla os municípios que possuem órgão do poder executivo municipal de gestão da política de juventude, priorizando os 55 municípios com maior população juvenil (IBGE, 2010) e todas as cidades polos das Unidades Regionais de Educação da Secretaria de Estado de Educação – URE/Seduc.No primeiro dia, 16 gestores participaram da capacitação, que está sendo ministrada pela professora Silvia Serrão, do quadro da Egma. O secretário de Juventude do município de Pedreiras, Phelipe Figueiredo, elogiou a iniciativa do Governo do Estado e ressaltou a importância da formação e a da integração entre as esferas estadual e municipal.

“Essa é uma atitude adotada pelo Governo do Estado, uma vez que aqui estamos tratando da estruturação da política pública de juventude em níveis estadual e municipal, articulando as esferas, capacitando os gestores para que tenhamos os conhecimentos necessários para bem executarmos as ações em prol dos jovens dos nossos municípios”, destacou. A Capacitação para Gestores Municipais de Juventude é parte do Programa ‘Mais Juventude’, que objetiva criar condições favoráveis à participação do Estado e dos Municípios na institucionalização da política pública de juventude, e promover o Protagonismo e a Participação Juvenil.

O programa será desenvolvido em parceria com o Fundo de Participação das Nações Unidas (UNFPA/ONU) e terá a Carta de Intenções assinada, nesta quarta-feira (22), às 16h, como parte da programação da Capacitação para Gestores. O ato contará com a presença do representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal Roig e do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *