Labex/Uema e Codeter iniciam diagnóstico para a elaboração do PTDRS

O Laboratório de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através de convênio com o extinto Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em discussão com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) Campos e Lagos, iniciou processo de elaboração do Plano de Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PTDRSS), do território Campos e Lagos. A elaboração do mesmo está prevista em duas etapas: a primeira etapa é a de diagnóstico. Este requer o levantamento de informações básicas relevantes acerca do território.

O LABEX iniciou essa etapa fazendo reunião com o Núcleo Diretivo que definiu agrupar os municípios pertencentes ao território, em grupo de dois, e fazer o diagnóstico socioeconômico em 10 comunidades de cada município. Essas comunidades são escolhidas pelas equipes locais. Nessa etapa o Labex está aplicando um questionário socioeconômico para atualizar os dados econômicos, sociais, ambientais dos municípios que pertencem ao território.

O questionário está sendo aplicado por uma equipe de 40 alunos dos cursos de Ciências Agrárias da UEMA, sob a coordenação geral do Professor Itaan Santos, coordenadores de campo professor Ricardo Costa, Suziane Machado, Juliana Aguiar e Jodean Santos. A aplicação do questionário teve início nos municípios de Arari e Vitoria do Mearim, de 03 a 05 de junho e nos municípios de Viana e Cajari, nos dias 17 a 19/06. Os demais municípios serão aplicados conforme programação abaixo:

A segunda etapa é elaboração do plano propriamente dito. Nesta etapa será apontado os desafios e as potencialidades territoriais identificadas na Oficina de Articulação e Pactuação, além de abordar a gestão executiva do Plano, detalhando em seu sistema de gestão as estratégias de monitoramento e avaliação das ações a serem realizadas.

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *