Município de Cajapió completa 81 anos de emancipação política hoje

A cidade de Cajapió está completando hoje, 19 de junho, 81 anos de emancipação política. A cidade é um dos municípios que o Blog Folha de SJB cobre e deseja, então, parabéns aos cajapioenses. A cidade, atualmente, é administrada pelo prefeito Nonato Pinto e só passou a condições de município por força de um decreto datado de 1935.

Cajapió, terra hospitaleira, de natureza exuberante e povo acolhedor! Fostes vila, pela Lei Provincial nº 1.378, de 11 de maio de 1876, resultando do desmembramento de São Bento dos Perizes, atual São Bento. Mas, antes, este solo abençoado, recebeu os Frades da Ordem Franciscana, aqui implantaram a civilização, mas foram os portugueses e italianos os primeiros a povoarem nossas terras.

Em 1911, nosso território foi dividido em dois distritos: Cajapió e Bacurituba. Tempos depois, pela Lei Estadual nº 1139, de 10 de abril 1924, os dois distritos formaram a cidade de Cajapió, no entanto, o Decreto Lei Estadual nº 241, de 09 de janeiro 1932, extinguiu a cidade de Cajapió, e o nosso território foi anexado à cidade de São Vicente Ferrer.

Como de praxe no sistema político-administrativo da época, houve mais uma mudança, dessa vez em virtude do Decreto Estadual nº 539, de 16 de dezembro de 1933, Cajapió voltou a fazer parte do território de São Bento dos Perizes, na condição de distrito. Somente em 19 de junho de 1935, por força do decreto nº 855, fomos elevados à categoria de município, ou seja, a partir de então, Cajapió recebeu sua emancipação.

Desde então, dentre as mudanças geográfica, política e sócio-econômica, a mais significativa, ocorrera em 10 de novembro de 1994, quando por força da Lei 6196, foi desmembrado do nosso território o distrito de Bacurituba, sendo elevando à condição de Município. Fábio Costa.

Folha de SJB

6 respostas para “Município de Cajapió completa 81 anos de emancipação política hoje”

  1. Não sei se é impressão minha ou esse Fábio Costa está bem cotado para ser um dos vereadores eleitos de Cajapió, aonde vou na sede ou nos povoados nas conversas sobre política sempre tem alguém que fala no nome dele e sempre de forma positiva. Desejo que se vencer as eleições não decepcione a nós de Cajapió.

  2. Com certeza Fábio Costa é um dos nomes fortes, conhecedor de nossos problemas e que com certeza contribuirá de forma certa para a melhoria de nossa cidade, afinal de contas precisamos de jovens com coragem pra mudarmos esse atual cenário político, buscando sempre pela excelência das condições de vida do povo de nossa cidade maravilhosa, Parabéns Cajapió.

  3. Fábio costa não é apenas mais um outrora é um a mais, um jovem inteligente conhece todas as dificuldades e realidades do nosso município destaco também que tem conhecimento suficiente para representar o povo na câmara saliento que tem alguns que não sabem nem o significado de representar o povo mais deixa isso de lado.
    sem demagogia o caso de ser mais um que mora em São luis podemos discorrer que por um propósito de se qualificar para exercer com excelência sua carreira política e profissional. E para que filhos de muitos tenham a mesma oportunidade de poder sair para realizar seus sonhos, porque fizer que ele sendo eleito iria extinguir a necessidade de sair de cajapio para buscar graduação etc. . Seria um grande desrespeito com a população cajapionse.

    Mas tenho convicção que será capaz de exercer o cargo a ele delegado não sendo diferente mas no mínimo eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *