Município de São Vicente Ferrer se destaca na vacinação contra febre aftosa

Vacinação em São Vicente Ferrer

Como parte dos esforços do governo estadual para manter o reconhecimento internacional do Maranhão como área livre de febre aftosa com vacinação, as Unidades Regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) estão promovendo vacinações oficiais e ações de educação sanitária em áreas indígenas, comunidades quilombolas e Projetos de Assentamentos (PA) de todo o estado.

Somente nesta semana, foram vacinados, pela equipe da Aged,mais de 80 bovinos da comunidade quilombola do povoado Juçaral, em São Vicente de Ferrer, e 45 do Projeto de Assentamento Lagoa da Cigana, em João Lisboa. Também foram entregues 2600 doses de vacina para imunizar o rebanho de 10 comunidades indígenas, em Fernando Falcão, Barra do Corda,Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Grajaú e Arame.

Em São Vicente de Ferrer, onde a Unidade Regional de Viana também ministrou uma palestra na escola do povoado de Juçaral, ochefe da Unidade, Antônio José Fernandes, destacou a participação das comunidades e a importância de se ter escolas como parceiras. “Foram vacinados 84 bovinos em ação oficial, o que demonstra a grande importância da iniciativa no seio da comunidade. Essa ação também serve de incentivo para que os criadores ainda não cadastrados tenham a determinação em fazê-lo”, apontou.7

Além das vacinações oficiais realizadas com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec – MA), a Aged e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão oferecendo, durante todo o mês de maio, treinamento de vacinadores de bovinos e bubalinos contra febre aftosa aos 30 municípios do Programa Mais IDH do governo estadual.

Além da vacinação oficial, os fiscais estaduais dão palestras sobre a febre aftosa nas escolas das comunidades.

Os cursos têm carga horária de 16h, incluem aula prática de vacinação e devem formar de 15 a 20 vacinadores em cada município. Para a Agência, a iniciativa vem complementar as ações estratégicas voltadas aos pequenos criadores. “Há 14 anos, vimos mobilizando os produtores e as autoridades para doarem vacinas. Todo ano doamos vacinas para as áreas quilombolas e indígenas e, este ano, também estamos oferecendo treinamento para esses municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano”, declarou o presidente da Agência, Sebastião Anchieta.

Folha de SJB

Uma resposta para “Município de São Vicente Ferrer se destaca na vacinação contra febre aftosa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *