Fórum da Juventude intensifica inscrições para o Enem 2016 em São João Batista

“Nem todos os jovens têm computador e internet em casa, e, por isso mesmo, correm o risco de ficarem de fora desses programas em que, geralmente, só se pode fazer inscrição pela internet. Por isso, o ponto de apoio vem dar oportunidade para que mais jovens possam participar desses programas”. A avaliação é da jovem e membro do Fórum da Juventude de São João Batista, Hyldilene Santos. Assim como Hydilene, vários jovens de mais de 20 municípios estão tendo a oportunidade de se inscrever em programas, como o Aulão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), CNH Rural e o Enem 2016, graças aos pontos de apoio criados pelas secretarias e coordenações municipais de juventude, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Jovens do Fórum da Juventude fazendo inscrições de alunos em São João Batista

O objetivo da iniciativa é aumentar o acesso dos jovens maranhenses às políticas públicas, de forma especial a juventude que reside em locais mais distantes dos grandes centros urbanos, e, que, por não dispor de recursos tecnológicos, têm mais dificuldades para participar do processo de inscrição. As ações reforçam o compromisso do Governo do Estado em fortalecer e dar celeridade às políticas públicas de educação, ampliando as oportunidades para a juventude. Desde o último dia 9 de maio, quando iniciaram as inscrições para o Enem 2016, vários municípios instalaram, em órgãos municipais, pontos de apoio, com computador, impressora e internet, além de pessoas que orientam os jovens sobre o processo de inscrição no exame, bem como no CNH Rural e no Aulão do Enem.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, explicou que, ao possibilitar que mais jovens tenham acesso a essas políticas de educação estadual e federal, o Governo do Estado, oportuniza que eles garantam um presente e um futuro melhor do que as condições de exclusão, que por anos lhes foram impostas. “O governo Flávio Dino entende que o caminho para romper os muros do atraso e da exclusão, a qual o jovem maranhense foi submetido, é a educação e a formação profissional. Por isso mesmo, temos desenvolvido políticas que levem à ampliação das oportunidades para a nossa juventude, bem como propiciado que um número maior de jovens tenham acesso a essas políticas”, ressaltou a secretária.

A procura dos jovens pelos espaços tem sido grande em São João Batista e de acordo com o secretário de Juventude da cidade, Fernando Santos, cerca de 20 a 30 inscrições estão sendo feitas por dia. Segundo o responsável pelo Fórum da Juventude, Raimundo Nonato Dunga, o ponto de apoio têm recebido a maioria são estudantes da rede pública de ensino e moradores da zona rural do município. As inscrições para o Enem 2016 são feitas exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 desta sexta-feira, 20 (horário de Brasília).

Folha de SJB

3 respostas para “Fórum da Juventude intensifica inscrições para o Enem 2016 em São João Batista”

  1. Parabéns pela iniciativa da coordenação do Fórum ,de esta fazendo seu papel social e cumprindo com sua missão enquanto representação publica organizacional. Esta promovendo cidadania.Valeu mesmo.

  2. É incrível como ninguém se interessa por essas matérias do fórum da juventude.nunca ninguém comenta.será porque?kkklkk.te mataaa de escrever jailson.

    1. Não é preciso ninguém comentar. A questão é divulgar as ações, que são muitas, da nossa organização companheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *