Fórum de Juventude da Baixada Maranhense realiza seminário em Viana

Com a participação de jovens de diversos municípios da Baixada Maranhense, foi realizado entre os dias 12 e 15 deste mês, na cidade de Viana, o I Seminário da Juventude do Campo e Políticas Públicas. O evento teve como como objetivo ampliar e discutir políticas públicas voltadas para os jovens do campo e foi realizado pelo Fórum de Juventude da Baixada e pela Universidade Estadual do Maranhão, através do Laboratório de Extensão Rural (Labex) e do Centro de Ciência Agrárias (CCA), com o apoio do Governo do Estado, do Colegiado Campos e Lagos Maranhenses (Codeter) e da Prefeitura Municipal de Viana.

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da organização, Adgerson Serrão; do prefeito Chico Gomes; do presidente da Agência Estadual de Pesquisa, Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio César Mendonça, representando o governador Flávio Dino; da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; representantes do Colegiado Territorial como Zulmira e Denis Abreu, do secretário de juventude de São João Batista e representante da Câmara Temática da Juventude, Fernando Santos; do coordenador do Labex/ Uema, Professor Itaan e outros jovens. Cerca de 400 jovens das regiões dos Campos e Lagos e da Baixada Ocidental participaram do evento.

Participaram também 12 alunos do curso de veterinária da Universidade Estadual do Maranhão, que acompanharam o evento e colaboraram com o desenvolvimento do projeto de extensão rural da faculdade. Durante a abertura, Adgerson Serrão colocou o papel importante que o FPPJB. Serrão disse ainda que o Fórum da Juventude foi criado com o objetivo de implementar e apoiar ações de políticas públicas de geração de emprego e renda, envolvendo os jovens das comunidades quilombolas, indígenas, urbanas e periferias. “Só através de uma entidade organizada, poderemos galgar resultados satisfatórios para a juventude da Baixada”, concluiu.

Para o prefeito de Viana Chico Gomes, essa foi mais uma oportunidade que a cidade teve de mostrar que é capaz de realizar grandes eventos. “Esse fórum mostra de forma definitiva a preocupação do governador Flávio Dino com a juventude maranhense. Estamos trabalhando irmanados para darmos as condições necessárias para que essa juventude tenha melhores oportunidades de trabalho e de vida. Aqui em Viana estamos fazendo a nossa parte, oportunizando cursos profissionalizantes, capacitando nossos professores e reformando e climatizando todas as nossas escolas”, comentou o prefeito Chico Gomes.

A secretária Tatiana Pereira participou da mesa de abertura do evento e apresentou várias políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, voltadas para a juventude, com destaque para as que beneficiam de forma mais específica, os jovens rurais. Além disso, a secretária também ouviu demandas dos jovens ‘baixadeiros’ sobre várias áreas das políticas públicas. Entre as ações para a juventude já em desenvolvimento pelo Governo do Estado, Tatiana Pereira destacou os Aulões do Enem, que esse ano, acontecerá em 60 municípios, os programas CNH Rural, que está com inscrições abertas e CNH Jovem, que abrirá inscrições no segundo semestre. De forma especial, a secretária falou da importância dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que uma das ações do governo para garantir formação para a juventude e evitar a migração dos jovens maranhenses para outros estados, em busca de melhores condições de vida. Na oportunidade, Tatiana confirmou a informação da doação do terreno no município de São Vicente Ferrer, onde será construída a unidade da Baixada Maranhense.

Oficinas, debates e apresentações culturais fizeram parte da programação. No final do evento, além da produção de uma carta com as principais reinvicações da Juventude da Baixadeira, os prefeitos Chico Gomes (Viana) e Beto Pixuta (Matinha) assinaram uma carta de intenção se comprometendo em realizar ações concretas voltadas para a juventude, como cursos profissionalizantes, treinamentos, oficinas entre outros.

Secretária Tatiana Pereira fala para os jovens presentes no Seminário da Juventude Rural em Viana. Foto: Divulgação

Centenas de jovens participaram do Seminário da Juventude Rural em Viana. Foto: Divulgação

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *