Sinproesemma e MP discutem suspensão de processos administrativos em São João Batista

Em reunião com a promotora  do Ministério Público de São João Batista, Maria do Nascimento, na tarde desta quarta-feira (11), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, defendeu a suspensão dos processos administrativos que tratam do cruzamento de matrícula até setembro. A proposta do Sindicato é uma forma de preservar as remunerações dos trabalhadores que têm mais de uma matrícula na rede estadual e aguardam o início das ampliações.

Professores se reuniram com a promotora Maria do Nascimento

Dezenas de professores procuraram o SINPROESEMMA para denunciar a instauração de processos administrativos de exoneração. As medidas visam alcançar os trabalhadores que têm mais de duas matrículas, como é o caso daqueles que possuem duas matrículas no Estado e outra no município.

Reivindicação histórica. Desde 2012, o SINPROESEMMA luta pela ampliação da jornada, a qual possibilitará a regularização dos educadores que, para ter uma remuneração maior, recorrem à terceira matrícula. Além de retirar o risco de exoneração, a proposta garante, na aposentadoria, o acesso aos descontos efetuados na terceira matrícula, o que é vetado pela Constituição Federal, que limita o magistério a duas matrículas no serviço público. No entanto, mesmo com a mobilização permanente, a entidade só teve uma resposta positiva com a mudança de governo, que regulamentou o processo e anunciou a abertura do procedimento para agosto.

Segundo Júlio Pinheiro, a alternativa dada pelo SINPROESEMMA na reunião foi aceita pelo Ministério Público, que manifestou a intenção de suspender a verificação situacional dos docentes. “ O gesto de compreensão da promotora sobre o tema foi no sentido de salvaguardar os interesses da categoria, os quais estão sendo defendidos pelo sindicato”, afirmou Pinheiro. Com informações do site do Sinproesemma.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *