Começa amanhã o I Seminário da Juventude Baixadeira em Viana

Com o objetivo de ampliar e construir espaços de debate e avaliação das políticas públicas para a juventude rural com os jovens da Baixada Maranhense e fortalecer os movimentos de jovens em nossa região, começa amanhã, quinta-feira, dia 12 de maio, o I Seminário da Juventude Baixadeira, que será realizado na cidade Viana, no espaço Caesar’s Palace. O encontro deve reunir quase 500 jovens, de todos municípios da região.

A abertura oficial será amanhã  a tarde. O evento está sendo organizado pelo Fórum de Políticas Públicas da Juventude da Baixada (FPPJB) e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), através do Laboratório de Extensão Rural (Labex) e do Centro de Ciência Agrárias (CCA). Apoiam o seminário a Prefeitura Municipal de Viana, Governo do Estado do Maranhão e Colegiado Campos e Lagos Maranhenses (Codeter).

O encontro reunirá cerca de 20 jovens de cada município e discutirão temas relacionados a juventude rural. O seminário também será um espaço de exposição, debates e sistematização das experiências desenvolvidas pelos jovens rurais, enfatizando as temáticas: Juventude Rural, sucessão rural; Reforma Agrária; superação da miséria no meio rural maranhense; direitos e dignidades; Agroecologia; Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

De acordo com o presidente do Fórum, Adgerson Serrão, o evento será um dos maiores já realizados na região da Baixada Maranhense e que após o seminário será constituir um processo de multiplicação e de espaços de reunião, debate e articulação de propostas para a construção de uma política territorial e estadual para a juventude rural. Além disso, será discutida uma carta da Juventude Baixada e servirá para a assinatura do Pacto pela Juventude com prefeitos.

Municípios

Participarão do evento jovens das cidades de Arari, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Viana e Vitória do Mearim, Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *