Prefeitura e Governo Federal contemplam 38 famílias com casas em São João Batista

A Prefeitura Municipal de São João Batista e o Governo Federal, através do Banco do Brasil, irão beneficiar 38 famílias com a construção de casas populares em nossa cidade aos agricultores residentes em zona rural. A assinatura do contrato para a construção das casas foi realizada ontem, 29 de abril, no Centro de Convenções, e contou com a participação dos 38 beneficiários, da secretária de Assistência Social, Irê Pinheiro; e da empresa que fez o projeto.

Durante a cerimônia, as famílias assinaram o contrato e foram informados com relação a construção das casas, que já iniciarão, provavelmente, no próximo mês. A construção será através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que por sua vez é parte do programa do Governo Federal ‘Minha casa, minha vida. Segundo os técnicos, enquadram-se no PNHR os agricultores familiares e os trabalhadores rurais, além dos pescadores artesanais, extrativistas, aqüicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais.

O coordenador do projeto em São João Batista, Mário Victor Sampaio, disse que as famílias são organizadas por entidade representativa sem fins lucrativos (município, estado, sindicatos, cooperativa ou associações), que apresenta o projeto para a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, como foi caso do município e que as propostas devem atender no mínimo 4 e no máximo 50 famílias por grupo. No PNHR, as entidades identificam a demanda habitacional e auxiliam no trabalho de organização das famílias. Os bancos habilitados entram como agentes financeiros e gestores operacionais do Programa, contribuindo com o trabalho de capacitação técnica e social das comunidades, por fim, liberam os recursos e acompanham a realização das obras.

A secretária de Assistência Social, Irê Pinheiro, destacou o trabalho que a gestão está fazendo para levar moradia digna à população e agradeceu ao prefeito Amarido Pinheiro, pelo apoio recebido. Parte integrante do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), o Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse as especificidades da moradia no campo, onde as diferenças do meio urbano para o rural – tais como cultura, forma de remuneração, gleba de terra, logística para construção – passaram a ser consideradas nos programas de moradia para a população do campo.

O Programa Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal, que possibilita que mais brasileiros possam obter moradias – terrenos para construção ou imóveis em conjuntos habitacionais, que podem ser casas ou apartamentos. O programa é voltado para famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00. O Minha Casa, Minha Vida foi lançado em março de 2009 com a meta de construir e disponibilizar 1 milhão de novas unidades habitacionais. Atualmente, essa meta é de 2 milhões de novas moradias para as famílias com renda bruta mensal de até R$ 5.000,00.

Folha de SJB

Uma resposta para “Prefeitura e Governo Federal contemplam 38 famílias com casas em São João Batista”

  1. Alguém por aí poderia me dizer o que o MENTIROSO do Wilame carnavalesco fez com os documentos dos pobres quando reuniu gente pra todos os cantos prometendo a MENTIRA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *