SÃO VICENTE E OUTROS MUNICÍPIOS RECEBERÃO UNIDADE ODONTOLÓGICA MÓVEL

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza o “Encontro Maranhense de Profissionais dos CEOs” (Centro de Especialidades Odontológicas), nesta segunda (26) e terça-feira (27), do Convento das Mercês, em São Luís. Estão sendo discutidos aspectos da Rede de Atenção à Saúde Bucal, com foco na integralidade em benefício do usuário, especificamente dos pacientes com algum tipo de necessidade especial, ou com câncer bucal.

Os CEOs integram o Programa Brasil Sorridente, que faz parte da política nacional de saúde bucal, do Ministério da Saúde. Prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa conta com 1.034 Centros de Especialidades Odontológicas e 1.721 municípios no Brasil ofertam próteses dentárias pelo SUS.

Participam do encontro diretores e coordenadores dos CEOs de 26 municípios maranhenses, além de três profissionais de cada unidade, cirurgiões-dentistas, e alunos do curso de odontologia. A dificuldade do acesso ao atendimento odontológico pode ser uma condição para que a população não cuide da saúde bucal. Para ampliar a assistência bucal na rede pública de saúde do Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), 107 municípios de 20 estados receberão, até o final de novembro, 117 Unidades Odontológicas Móveis.

Serão mais de 350 mil pessoas residentes em locais de difícil acesso, populações indígenas e em situação de rua passarão a ter acesso a tratamento dentário. No Maranhão, 40 municípios receberão carros da Unidade Odontológica Móvel. Cada unidade conta com um consultório odontológico completo que oferece a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Cada uma delas pode realizar cerca de 350 atendimentos por mês.

Municípios maranhenses que receberão Unidade Odontológica Móvel

Alcântara, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Arame, Bacurituba, Brejo, Buriti, Cajapió, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Governador Newton Bello, Humberto de Campos, Icatu, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Monção, Morros, Palmeirândia, Parnarama, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Peritoró, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santa Luzia, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João do Sóter, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão e Sítio Novo.

Folha de SJB

Uma resposta para “SÃO VICENTE E OUTROS MUNICÍPIOS RECEBERÃO UNIDADE ODONTOLÓGICA MÓVEL”

  1. Eu Sou Adivinhão: A Prefeita De São Vicente Vai Chegar Em Carreata Na Cidade, Tocando Foguetes Para Chamar A Atenção De Todos Com A Ambulância Doada Pelo Governo Do Estado, Depois Vai Estaciona-la Na Sua Porta, Vai Entregar As Chaves Para Um De Seus Puxa Sacos Sem Habilitação, Vão Fazer Umas Duas Ou Três Visitas Em Povoados Próximos Da Sede, Para Não Gastar Combustível E Depois A Ambulância Vai Ficar Escondida Em Algum Quintal Para Que A Despesa Não Aumente. Tudo Pela Crise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *