TERRITÓRIO CAMPOS E LAGOS REALIZA SUA PRIMEIRA CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE

O Território Campos e Lagos Maranhenses realizou ontem, 23 de outubro, sua I Conferência Territorial da Juventude Rural. O evento foi realizado na cidade de Olinda Nova, no Sindicato dos Servidores e contou com representantes de diversos municípios do território distribuídos entre quilombolas, índios, mulheres, quebradeiras de coco, organizações da Sociedade Civil, pescadores e Poder Público.

Com o tema “As várias formas de mudar o campo com a juventude do Território Campos e Lagos”, a conferência teve como objetivo principal objetivo geral atualizar a agenda da juventude rural para o desenvolvimento do Território, do Maranhão e do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil do campo, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos.

A programação do evento começou com a construção da mesa de abertura, com a presença dos prefeitos Costinha (Olinda Nova) e Chico Gomes (Viana); do secretário adjunto da Seejuv, Paulo Romão; do delegado federal do MDA, Vicente Carlos de Mesquita Neto; do coordenador do Labex, professor Itaan; do representante do Núcleo Diretivo do Codeter, Denis Abreu; do secretário de Agricultura de Olinda, Arionilson Costa; do vereador Marquinhos; do secretário educação, Raimundo Filho; do secretário de Juventude do município de Viana, Adgerson Serrão e do coordenador da Câmara Temática de Juventude do Codeter, Jailson Mendes.

Além destes que compuseram a mesa, estiveram presentes durante a conferência o secretário de juventude de São João Batista, Fernando Santos; a diretora do Codeter, Zulmira Mendonça; a coordenadora de Igualdade Racial de São João Batista, Ana Márcia Araújo; o conselheiro tutelar eleito de Arari, Jânio Dutra e outras autoridades do território. Antes das falas, o Hino Brasileiro foi entoado por todos e durante as falas, o trabalho desenvolvido pela juventude dos 12 municípios foi o principal assunto debatido com destaque para as conferências municipais realizadas em 06 municípios do território.

Após essa abertura, o prefeito de Viana recebeu a comenda ‘Prefeito amigo da Juventude’, do Fórum de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense, um dos organizadores do evento juntamente com o Codeter, MDA, Labex e Prefeitura Municipal de Olinda Nova. A conferência continuou com a discussão e aprovação do Regimento Interno e a roda de experiências sobre o trabalho com a juventude, da qual os secretários de Viana, São João Batista e Matinha fizeram parte, além do representante dos Fóruns de Juventude, Dunga, participaram.

A I Conferência Territorial de Juventude seguiu com a palestra magna sobre o tema principal, proferida pelo professor e especialista em juventude rural Edson Sousa da Silva. A tarde, os presentes foram divididos em cinco grupos temáticos para debater os 11 eixos do Estatuto da Juventude e as propostas foram aprovadas. Na plenária final, foram eleitos os 15 delegados que irão representar o território na III Conferência Estadual de Juventude do Maranhão que acontece no próximo mês em São Luis, e só terminou após uma apresentação da Cia de Teatro da cidade de Palmeirândia.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *