PREFEITO E SECRETÁRIO SE MANIFESTAM SOBRE DENÚNCIA DE PADRE

O Blog Folha de SJB recebeu uma nota de esclarecimento por parte do prefeito do município, Amarildo Pinheiro, e do secretário de educação, Aguiar Santos, que fala sobre a denúncia do padre Olivan Reis, natural de São João Batista e pároco da cidade de Alto Alegre do Pindaré. Numa postagem em sua página de relacionamento pessoal, o padre denuncia a precariedade da escola do povoado Carnaubal, que o blog reproduziu em primeira mão e logo após o Jornal O Imparcial também reproduziu a matéria desta página. Vejam…

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Escola Municipal Nossa Senhora da Paz fundada em 1984, na gestão do prefeito Francisco Figueiredo ( Chiquitinho), no povoado Carnaubal, nunca possuiu sede própria, inicialmente instalada na residencia da então professora e depois em outra residência do povoado. Chegou a funcionar em dois turnos atendendo um total de 35 alunos. De lá pra cá, em decorrência do exôdo rural, este numero tem reduzido consideravelmente.

Amarildo e Aguiar

Quando a atual gestão teve inicio tal escola já estava funcionando na capela da comunidade (Capela Nossa Senhora da Paz) a qual também não oferecia condições necessárias. Logo no primeiro ano de gestão , a Semed encaminhou ao MEC projeto pedindo a construção de uma escola neste povoado, no entanto, quando o estudo de demanda apresentou um quantitativo de 6 alunos, o pedido foi indeferido pelo FNDE, uma vez que , este só financia escolas com , no minimo, 100 alunos.

Em marco de 2014, considerando as precárias condições da capela, a escola foi transferida para o atual espaço o qual, naquela ocasião, oferecia condições razoáveis. Apos um ano de uso a forte ação dos ventos, do sol e das chuvas deterioraram grandemente o espaço então, propomos o processo de nucleação, isto e, a transferência deste alunado para a escola da Beira da Baixa o que não fora aceito pela comunidade. Isto nos levou a por a construção desta escola na relação de prioridades desta secretaria, mesmo com um numero de oito alunos e com uma perspectiva de redução de 50% deste numero para 2016, conforme relatos de pais que deverão mudar-se para a sede do município.

Como todos sabem, só neste mês o acesso foi garantido ao povoado, o que nos possibilitara a levada de materiais de construção até lá. No que se refere as postagens do padre, ex-aluno desta escola, reconhecemos que a mesma ao longo de várias décadas e de sucessivas gestões nunca ofereceu condições dignas de oferta de uma educação de qualidade, mas considerando que o povoado não dispunha de outro lugar e que no período chuvoso torna-se impossível uma construção na região e que os alunos não podiam ficar sem aulas, este espaço foi a única alternativa que encontramos.

Declaramos ainda que a alimentação escolar é distribuída a esta escola como as demais periodicamente e , que a referida escola, que possui fogão a gás, mas que por medida de segurança a alimentação é preparada e armazenada na residencia de um operacional da escola. Mediante isso, O prefeito e está secretaria já tomou providências emergenciais pra otimizar e qualificar esta demanda melhorando consideravelmente comodidade a estes alunos , bem como outros nesta região em iguais condições que por hora atravessam essas dificuldades.

Amarildo Pinheiro (Prefeito) e Aguiar Santos (secretário de educação)

8 respostas para “PREFEITO E SECRETÁRIO SE MANIFESTAM SOBRE DENÚNCIA DE PADRE”

  1. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DO NOSSO MUNICÍPIO, PIOROU NESTE ATUAL MANDATO EM RELAÇÃO A MANDATOS ANTERIORES. PROVA DISSO É QUE SÃO JOÃO BATISTA, CRESCE COMO RABO DE CAVALO, SÓ PARA BAIXO. PRECISAMOS MUDAR O RUMO DESSE MODELO NEFASTO, ONDE O GOVERNANTE, SÓ TEM SEUS INTERESSES, PESSOAL E POÇÍTICO EVIDENCIADO. O POVO PAGA PELOS SEUS ERROS. TORCEMOS PARA O POVO TENHA UMA CIDADE, ONDE O IDH SEJA PELO MENOS ACEITÁVEL, EM RELAÇÃO AOS DEMAIS MUNICIPIOS DO MARANHÃO.

  2. Infelismente essa e a realidade do nosso pais, e sobretudo Sao João Batista.Vcs governantes, prefeito e sec de educação sao responsaveis tbem pelo avanço da criminalidade, contribuindo assim para jovens igressarem no crime das drogas, pq se torna o csminho mais fácil.Que loucura!! E ainda chamam isso de Escola.Desejo que nenhum de vcs dois sejam vitimados pela industria da droga, que vcs dois estão patrocinando atravez dessa corrupção desenfreada que atingiu essa gestão.E se forem, que tenham a dinidade de pensar…estou sendo vitima de mim mesmo.A corrupção é ums questão de princípios que vcs dois nitidamente n
    ao possuem.Uma vergonha ! Deveriam permanecer calados.Seria a unica atitude honesta de vcs dois.Isso é ?Brasil…Isso é Sao João Batista.Deixar o povo burro, analfabeto, para nao aprenderem a escolher seus gestores e votar corretamente… Viva a Educação! Continuo acreditando nela…Um dia vai mudar!

  3. Maria José tem toda razão, falta exatamente princípios para esses dois, vergonha na cara, em querer justificar uma situação de calamidade pública. O dinheiro da educação ta servindo só p promover os interesses pessoais deles, os alunos que se virem. Mais o dia de voces vai chegar, Deus existe

  4. NA VERDADE NÃO PODEMOS DESISTIR DE LUTAR PELOS NOSSOS IDEAIS.ACOMPANHEI O RELATO EM QUE ELES APENAS BUSCAM ESCONDER A VERDADE E DIFICULTAR A VIDA DO POVO AO INVÉS DE TENTAR ARMAR MAIS UM ATO DE CRUELDADE COM ESSAS CRIANÇAS. PARA SE DESLOCAREM A ESSA DISTANCIA COM SOL ARDENDO,POEIRA, CHUVA E LAMA.NÃO SERIA MELHOR CONSTRUIR UMA PEQUENA SALA JÁ QUE ELES MESMOS AFIRMAM QUE SÃO POUCOS ALUNOS.SERÁ QUE A PREFEITURA NÃO TEM RECURSOS PRÓPRIOS PARA INVESTIR EM TÃO PEQUENA OBRA.AO IVES DOS ALUNOS ESTAREM UNIDO FORÇAS PARA O PREPARO DA MERENDA ESCOLAR. O GRUPO DE REPRESENTANTES QUE DEVERIA FAZER UMA VAQUINHA PARA MUDAR ESSA HISTÓRIA JÁ QUE NÃO HÁ OUTRA FORMA. A DESCULPA É SEMPRE ACESSO E A CULPA É DO GOVERNO.A GORA ENTROU O VERÃO.A MELHOR RESPOSTA SERÁ REALIZAÇÃO.SE FOSSEM OS FILHOS DELES COM CERTEZA A REALIDADE SERIA OUTRA. DEPOIS DE TANTAS GESTÕES ADMINISTRATIVAS, SERÁ QUE HÁ REPOSTAS PARA TODO ESSE SOFRIMENTO.NOSSO MUNICÍPIO PRECISA É SER TRANSFORMADO HÁ MUITAS COISAS QUE AINDA PRECISAM SER FEITAS.

  5. Pergunte aos gestores a onde os filhos dele estudam, vejam si eles estão preocupados com os filhos de pescadores e vaqueiros, de zona rural, Amarildo Pinheiro, diz não ter verba a onde foi invertidos os R$ 19.000.000 milões da educação, só este ano, para construir uma sala de aula no povoado Carnaubal, não tem verba,mais tem dinheiro suficiente para ele encher a cara de vinho, e fazer reforma absurda na cozinha de sua residência em nossa cidade, para mais tarde vender a preço de banana, quando estiver na miséria, porque e o destino de todos os prefeitos de nossa cidade, porque esse dinheiro que vem para a Saúde e dedução de nosso povo, não vai lhe servir por muito tempo, vejam o resultado dos ex-prefeitos que exibiam riqueza e hoje vivem na pindaíba, querendo volta a velha mordomia, quanto ao Secretario de Educação, esse tal de Aguiar, será que ele já si esqueceu de sua origem, quando ele vivia atolado de lama, parecendo mais um caranguejeiro, em olaria fazendo telha e tijolos, para sobreviver, por motivo de sua família, não ter condições suficiente para lhe manter em tempo integral na sala de aula, a verde tem que ser dita, apesar dos apertos que vc, passou na vida em sua infância vc, foi um herói, e venceu na vida, eu vejo que você tem a o oportunidade de dar a essas criança, da zona rural, uma oportunidade de vencer na vida, e ter um futuro promissor, quantos aos filhos do atual prefeito, tem a oportunidade de esbanjar riqueza em chope em são Luis, quantos os filhos de nossos conterrâneos talvez não os conheçam nem a sede de nossa cidade, são apenas lembrados por parte desses gestores só em tempo de eleições. No dia das eleições, vamos dizer não a esse bandos de parasitas que querem apenas sugar o dinheiro que e do nosso povo. Vamos dizer não esse Tal de Amarildo e esses Vereadores corruptos, bandos de abutres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *