Com o objetivo de discutir a consolidação do Sistema Único da Assistência Social, foi realizada nesta quarta-feira, dia 05 de julho, a VI Conferência Municipal de Assistência Social em São João Batista. O evento foi realizado no Centro de Convenções e Informática da Juventude e reuniu Poder Público e membros da Sociedade Civil, além de estudantes do Curso de Serviço Social da Facitel.
A conferência foi convocada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da prefeitura de São João Batista. Estiveram na mesa de abertura e durante todo o evento, a titular da pasta e primeira-dama, Irê Pinheiro; a presidente do conselho de Assistência Social, Ana Márcia Araújo; o secretário de Educação, Aguiar Santos; a coordenadora do Bolsa Família, Lucinha; uma representante dos adolescentes e estudantes e a representante do Conselho Estadual de Assistência Social.
O tema central do evento foi “Consolidando o SUAS de Vez Rumo a 2026” e o objetivo foi debater a situação da assistência social no município e elaborar propostas para melhorar o funcionamento da política de assistência social. Após a abertura, teve a conferência magna ministrada pela professora e especialista em Assistência Social, Dra Rosangela, e logo após a apresentações de dados sobre o trabalho da secretaria aqui em São João Batista.
A tarde, os participantes tiveram discussões no grupo de trabalho para a elaboração das propostas a níveis municipal, estadual e federal e terminou com a eleição dos delegados da nossa cidade para participar da etapa estadual.
Folha de SJB
Tudo isso é bobagem.rejeição da gestão beira 90%
A população não precisa de conferência ou coisa desse tipo, todo mundo conhece os problemas que existem, o que precisamos e de ação prática para se melhorar a qualidade de vida deste povo, que tanto sofre com a ausência do poder público.
As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.
Podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Desta forma, vcs perderam a oportunidade nessa espaço de discussão para fazer as suas reivindicações