IFMA CRIA UNIDADE REMOTA EM SÃO JOÃO BATISTA

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana fechou parceria com a Prefeitura de São João Batista para criação de uma unidade remota no município. No local serão ofertados cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com a instalação da unidade remota, o Campus Viana contribui para o processo de interiorização do IFMA na Baixada Maranhense. Até o fim de 2015, o Campus terá três pontos de presença na região. Além de Viana e São João Batista, também foi iniciada a criação de um ponto em Matinha.


O projeto em São João Batista foi garantido pela assinatura de um acordo entre a Prefeitura e o IFMA, em encontro ocorrido no dia 2 de julho. Participaram da reunião o Secretário de Educação de São João Batista, Aguiar santos; o coordenador geral do IFMA Campus Viana, Fábio Lustosa; e o coordenador geral do Pronatec/Viana, César Henrique Souza Lima. Na cidade, será ofertado, com previsão de turma para o segundo semestre, o curso Pronatec de Operador de Computadores, com 20 vagas. A carga horária prevista é de 160 horas.

Também foi fechada parceria para dois cursos de extensão – Inclusão Digital para Agricultores Familiares, com cooperação da Secretaria de Agricultura do município; e Horta Escolas Sustentável, com o apoio da Secretaria de Educação da cidade. A expectativa é de que os cursos de extensão também sejam oferecidos no segundo semestre de 2015. As aulas ocorrerão no Centro de Informática e Convenção da Juventude de São João Batista.

Já em Matinha, será desenvolvido curso será na área de Piscicultura, a partir de agosto de 2015. Em Viana, haverá oferta dos cursos de Operador de Computadores, Inclusão Digital para Agricultores Familiares e Inclusão Digital para Auxiliar Operacional de Serviços Diversos. “São municípios próximos, que integram a Baixada Maranhense. Esses projetos devem beneficiar as comunidades dessa região”, destacou o diretor geral do Campus Viana, Fábio Lustosa.

Folha de SJB

2 respostas para “IFMA CRIA UNIDADE REMOTA EM SÃO JOÃO BATISTA”

  1. Parabéns São João Batista e parabéns aos Jovens que vão ter mais essa ferramenta para vrescer, não podemos ficar esperando as coisas caírem do ceu, temos que ir a luta e buscar por algo melhor, o futuro promissor só depende das nossa atitudes e escolhas.

  2. Parabéns pela iniciativa das instituições envolvidas, pois a nossa cidade está precisando disso muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *