REALIZADA A V CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM SÃO JOÃO BATISTA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João Batista (CMDCA), em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda realizou nesta sexta-feira, do dia 19 de junho, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João Batista. O evento aconteceu na Colônia de Pescadores e teve por objetivo discutir, elaborar e promover diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João Batista.

A conferência começou uma mesa de abertura que contou com a participação de diversos representantes do Poder Público e da Sociedade Civil como o presidente do CMDCA, Joseilson Costa; da secretária de Assistência Social, Irê Pinheiro; do chefe de Gabinete e representante do prefeito, Zé de Beija; da vereadora Cristina Figueiredo; do presidente do Conselho de Juventude, Jailson Mendes; do coordenador de Juventude, Fernando Santos; dos representantes da Educação, Janilson Ferreira; e da Saúde, Valdimara; da articuladora do Selo Unicef, Ana Márcia; da Pastoral da Criança, Fernando Junior; dos Grêmios Estudantil, Gilmara e da Igreja Católica, Padre Valmir Figueiredo.

Em suas falas, todas colocaram a importância da proteção e da defesa da criança e do adolescente e enfatizaram a política municipal dos direitos destes. Após isso, foi lido o Regimento Interno, do qual passou por aprovação, e logo após teve a conferência magna com o tema do evento, ministrada pela assistente social Annova Carneiro. O evento seguiu com as apresentações dos trabalhos do conselho de direito e um rápido debate, que terminou a manhã. Na parte da tarde, teve a apresentação do Grupo Jocum, que a IPI de São João Batista está com uma programação na cidade.

Os grupos de trabalhos foram debatidos 5 eixos:Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social e Efetivação dos Direitos; Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em seguida foi apresentada as propostas e aprovação na plenária. Por ultimo teve a eleição dos delegados e a eleição das novas organizações que comporão o CMDCA a partir de janeiro. Ao final, o presidente da conselho agradeceu a presença de todos e encerrou a conferência.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *