HOJE É DIA MUNICIPAL DO TAMBOR DE CRIOULA EM SÃO JOÃO BATISTA

Tambor de Crioula de Dona Maria Teodora, de São João Batista

Hoje, 18 de junho, é o Dia Municipal do Tambor de Crioula em São João Batista. A data foi instituída durante a administração do ex-prefeito Eduardo Dominici, mais precisamente em 2006. Porém desde então vem passando em branco pelas administrações que lhe sucederam. Este ano não será diferente, não terá nada para comemorar o Dia Municipal do Tambor de Crioula.

Mesmo assim, o Blog Folha de SJB homenageia os que gostam dessa cultura em nome do Tambor de Crioula Alegria de São Benedito, nas pessoas de Dona Teodora, Maria de Beca, Luzia e João de Bubu. O Tambor de crioula é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros.

É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração. Os motivos que levam os grupos a dançarem o tambor de crioula são variados podendo ser: pagamento de promessa para São Benedito, festa de aniversário, chegada ou despedida de parente ou amigo, comemoração pela vitória de um time de futebol, nascimento de criança, matança de bumba-meu-boi, festa de preto velho ou simples reunião de amigos.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *