AOS 96 ANOS, MESTRE DE BUMBA MEU BOI DE SÃO JOÃO BATISTA AGUARDA LEITO NO SOCORRÃO II

Com 96 anos, mestre de Bumba Meu Boi aguarda leito no Socorrão II
Mestre Apolônio

O  Mestre do Bumba-boi do bairro da Floresta, em São Luís, Apolônio Melônio, está internado com infecção urinária  no Hospital de Urgência e Emergência Doutor Clemente Moura (Socorrão  II), e espera a liberação de um leito de UTI.

A esposa dele, Nadir Olga Cruz, informou que já tentou de todas as formas, mas não consegue um leito para que o mestre de 96 anos  possa ser assistido da forma adequada. Ele está respirando com dificuldades e seu estado de saúde, segundo dona Nadir, é considerado grave.

Mestre Apolônio  nasceu na baixada maranhense, no dia 23 de julho de 1918, no povoado Canarana, município de São João Batista e aos oito anos foi pela primeira vez amo de um boi. Ele veio para a capital em 1939 onde trabalhou como estivador e foi um dos poucos sobreviventes do acidente do navio Maria Celeste, que pegou fogo na baia de São Marcos em 1954.

Apolônio também fez sobreviver uma das maiores tradições folclóricas do estado: o bumba meu boi, hoje Patrimônio Cultural Brasileiro. Peço, em nome deste blog, que nossas autoridades votados aqui possam ajudar o nosso ilustre joanino.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *