SEMINÁRIO DISCUTE PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO EM SÃO JOÃO BATISTA

Um seminário realizado na ultima sexta-feira, 30 de abril, em São João Batista, discutiu o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em nossa cidade. O evento foi realizado no Fórum da Juventude e contou com a participação de professores, alunos, diretores e representantes de instituições de ensino a nível estadual. O Seminário Municipal de Abertura da II Etapa do PNEM foi organizador pela Unidade Regional de Viana e pelas escolas estadual, ‘Acrísio Figueiredo’ e ‘Dep. José Ribamar Dominici’.

Realizado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Ministério da Educação (Mec), o seminário começou com uma apresentação da Cia SJB, que reúne alunos das duas instituições de São João Batista e logo após foi oferecido um coffe break para os presentes. Na mesa de abertura estavam o professor Manoel Barros, coordenador adjunto do PNEM; Tânia Mendonça, coordenadora regional do PNEM; Jaqueline Viana, supervisora e orientadora de ensino; Raimundo Nonato Aguiar, secretário municipal de educação; Gerson Padilha, coordenador de supervisão da Ure de Viana; Ana Lúcia, diretora do ‘Acrísio Figueiredo’ e Maria da Purificação Costa, diretora do ‘Dep. José Ribamar Dominici’.

Em todas as falas, foram reafirmados os compromissos assumidos no pacto e disseram que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Após às falas, da qual se destacou a do professor Manoel Barros, que é professor da Ufma e coordena também o pacto, teve a primeira mesa do seminário, onde os professores Janilson Ferreira e Valdeci Pinto falaram sobre as contribuições da formação do PNEM às escolas.

Uma segunda mesa foi formada, com a participação dos professores Marcos Roberto Serra e Clédina Fonseca, que socializaram experiências exitosas em consonância com as diretrizes curriculares. Nesta mesa, foi apresentada a experiência do professor Marcos, que administra um blog e o usa como ferramenta de trabalho dentro da sala de aula e por conta disso foi convidado para fazer essa mesma apresentação no Encontro Estadual do PNEM. Para encerrar, foi apresentado os cadernos da II Etapa do PNEM, pela professora Tânia Mendonça, e também um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico no Ensino Médio.

Folha de SJB

Uma resposta para “SEMINÁRIO DISCUTE PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO EM SÃO JOÃO BATISTA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *