A Polícia Civil da cidade de São João Batista prendeu ontem, 27 de abril, o condenado pela justiça Raimundo Anastácio Costa, conhecido popularmente como ‘Raimundo de Cotinha’. Ele foi condenado pelo Juri Popular da nossa cidade a cumprir uma pena de mais de 10 anos de prisão em regime fechado, por ser considerado culpado de matar Francisco Carlos Souza Reis, conhecido como ‘Coroca’.
O crime, segundo as informações da justiça, aconteceu em 2002, no povoado Laranjal, zona rural da nossa cidade. Segundo reflete a denúncia, em 28 de maio do ano de 2002, policiais civis e militares lotados na delegacia de Polícia de São João Batista se deslocaram até o povoado Laranjal, com o propósito de averiguarem informação acerca do desaparecimento da vítima. Lá chegando, foram informados que o cadáver havia sido encontrado nas matas do Povoado Buraçanga, com perfurações produzidas por arma branca.
Ainda segundo os autos, foi apurado na fase policial, os indícios apontam para a autoria dos denunciados José de Ribamar Costa e Raimundo Anastácio Costa, o quais, além de terem rixa com a vítima, foram vistos em companhia desta no dia do seu desaparecimento (26/05/2002), a uma distância de 50 (cinqüenta) metros do local onde o corpo foi encontrado, oportunidade em que o primeiro estava armado com dois facões e o segundo com uma faca peixeira em uma mão e um litro de cachaça na outra.
No começo do ano passado, após 10 anos, ele foi julgado, mesmo estando foragido, e considerado condenado pelo Tribunal do Juri, presidido pela juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha e acusado pela promotora de justiça, Maria do Nascimento Carvalho Serra. No mesmo dia foi julgado também o ajudante dele, José de Ribamar Costa, que foi condenado também Seis anos e seis meses de reclusão em regime semiaberto, este tinha como advogado de defesa Cícero Carlos de Medeiros.
Segundo a polícia, Raimundo de Cotinha foi preso em Matinha, onde estava morando e está agora preso na Delegacia de Polícia Civil, mais vai para a Penitenciária de Pedrinhas. Com informações da Polícia Civil de São João Batista.
Folha de SJB
gostaria de parabenizar Jailson Mendes pela materia,pois o mesmo nao ficou em informaçoes superficiais pesquisando a fundo o assunto em questao,é assim que se produz um jornalismo sério e comprometido com seu leitor.
Parabéns a Polícia Civil de sao joão batista, pelo grande trabalho realizado.